Secretaria de Agricultura resgata a vocação natural da região, estimula a Proteção Animal e lança Selo Pet Friendly

A primeira Feira do Produtor AGRO Rio Bonito reuniu produtores rurais de todo o município. Nas barracas montadas para receber a população estavam à venda verduras, legumes, itens regionais e produtos artesanais. A idéia é resgatar a vocação natural dessa região, rica na produção rural, além de criar um entreposto para comercialização desses produtos. O evento, realizado pela secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, teve o objetivo de valorizar a produção dos trabalhadores da zona rural.

“Realizamos nossa primeira Feira do Produtor AGRO Rio Bonito na Praça Fonseca Portela, no dia 10. O sonho de disponibilizar em nossa cidade uma feirinha da agricultura familiar em formato enxuto, respeitando todos os cuidados sanitários, e fazer a exposição dos produtos direto das propriedades agrícolas. Esse projeto nasceu da necessidade de dar mais visibilidade aos produtos da agricultura familiar, aliado a melhoria da qualidade dos alimentos que chegam na mesa dos moradores. Contamos com a participação de dez produtores agro da região com seus produtos, todos com muita qualidade”, afirmou o secretário Teilor Cerqueira.

Selo Pet Friendly – O secretário também ressaltou no mesmo dia e local aconteceu uma feira de adoção de cães e gatos, que contou com a participação de Protetores de Animais pré-cadastrados na secretaria. Durante o evento, doze pets foram adotados. Eles receberam um microchip de identificação com seus respectivos endereços e dados do seu tutor.

Rio Bonito também fez o lançamento do Selo Pet Friendly/Amigo dos Animais, em parceria com a secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, que é responsável pelas políticas públicas de Proteção e Bem estar Animal. Esse selo faz parte do trabalho realizado pelo secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, que esteve presente no evento em Rio Bonito. Esse selo é uma tendência global de conscientização de diversos tipos de estabelecimentos, como hotéis, restaurantes, cafeterias, supermercados e todos os outros segmentos, onde os clientes com pets têm acesso.

“Já temos a adesão de alguns estabelecimentos na cidade, onde contamos com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Rio Bonito (ASCIRB) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na identificação e persuasão dos estabelecimentos que sejam Pet Friendly, para que a secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho possa visitar, cadastrar e habilitar o estabelecimento”, explica o secretário.

Parceria com o Governo do Estado – A cidade também está engajada na campanha de castração e doação de ração para cães e gatos, realizada via projeto Rio Eco Pets, em parceria com o Governo do Estado, que, até o fim do ano, vai arrecadar tampinhas e óleo de cozinha para reciclagem. O valor da venda dos materiais será destinado aos abrigos e protetores de animais cadastrados pelo instituto.

“Estamos implantando essa campanha juntamente com a secretaria municipal de Meio Ambiente, com estímulo e apoio da Secretaria de Agricultura do Estado. Vamos instalar pontos de coleta dos materiais no município e conscientizar a população sobre a importância da causa animal”, garante.