
A Prefeitura do Rio Bonito deu início a Campanha Abril Laranja, com o foco nas questões sobre o enfrentamento e combate aos maus-tratos contra animais, assim como estratégias e soluções. Esse mês é totalmente dedicado a prevenir maus-tratos e conscientizar a população de que os animais precisam de carinho e amor. E não estamos falando somente de cães e gatos, mas de todas as espécies, como cavalos, lagartos, hamsters, coelhos, entre outros.
A campanha mundial “Abril Laranja” foi criada para simbolizar esta luta, servindo como um meio importante para conscientizar as pessoas. O mês foi escolhido pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA) como sendo o mês de prevenção da crueldade contra animais. A campanha usa como símbolo um laço de cor laranja, no estilo de campanhas humanitárias. Em diversos países do mundo, protetores independentes e entidades que trabalham pela causa animal aproveitam o mês de Abril promovendo campanhas educativas de conscientização e de combate aos maus-tratos e à crueldade, sempre buscando sensibilizar o poder público e a sociedade.

“O objetivo da Campanha Abril Laranja é prevenir e conscientizar a população sobre o seu papel de combater a crueldade contra todos os bichos, não apenas cães e gatos, mas também animais de produção, silvestres e exóticos”, explica Renata Brandão, veterinária da secretaria municipal de Agricultura, responsável pela campanha em Rio Bonito.
Texto: Denilson Santos