Já estão abertas as inscrições para o alistamento militar 2026. O alistamento militar é obrigatório e previsto por lei para todos os brasileiros do sexo masculino nascidos em 2008, que completam 18 anos até dezembro deste ano. O prazo para o alistamento termina no dia 30 de junho. O alistamento pode ser feito presencialmente na Junta de Serviço Militar, situada na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 95, no Centro, de segunda à sexta-feira, das 8 às 15 horas, ou através do site de alistamento militar: www.alistamento.eb.mil.br.
O candidato deve ter em mãos os seguintes documentos:
– Certidão de Nascimento
– CPF
– Comprovante de Residência com CEP
– Endereço de e-mail
– Telefone para contato
– Comprovante de Pagamento da Taxa
Alistamento Fora do Prazo – Os jovens que tem mais de 18 anos e perderem o prazo para o Alistamento Militar devem comparecer na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência, pagar a multa militar por estar fora do prazo e realizar seu alistamento. Além da multa, quem não se alistar no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá prestar concurso público, matricular-se em faculdade ou escolas, tirar o título de eleitor, tirar o passaporte, obter carteira profissional, obter registro de diploma de profissões liberais, assinar contrato, receber prêmios ou favores do Governo, entre outros.
O Serviço Militar, além de capacitar para as Forças Armadas, é instrumento de afirmação da unidade nacional, por meio da formação do cidadão com espírito cívico, valores de solidariedade e justiça, princípios éticos e patriotismo. O não alistamento ou o não comparecimento às atividades previstas podem gerar consequências legais, como a impossibilidade de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter diploma universitário, entre outras restrições. Os jovens que se alistam e são selecionados passam por um período de serviço militar obrigatório, que pode variar entre Exército, Marinha ou Aeronáutica.
Texto: Denilson Santos


