Operação “Calçada Livre” em Rio Bonito visa combater poluição e desordem nas ruas

Operação “Calçada Livre” em Rio Bonito visa combater poluição e desordem nas ruas

A prefeitura de Rio Bonito deu início a Operação Calçada Livre, que tem como objetivo combater a poluição nas vias públicas e a ocupação desordenada das calçadas. A ação começou nesta quarta-feira (29) e se concentrou, primeiramente, nas ruas da Praça Cruzeiro, um dos bairros mais movimentados da cidade.

Com a crescente preocupação sobre a obstrução das calçadas e a falta de organização nas vias, a Prefeitura pretende promover a conscientização tanto dos moradores quanto dos comerciantes sobre a importância da manutenção das calçadas livres de bloqueios.

Equipes de fiscalização serão responsáveis pela remoção de diversos itens que têm comprometido o direito ao passeio público, como placas, banners, adesivos, cadeiras e móveis de estabelecimentos comerciais, além de carros estacionados irregularmente e entulhos provenientes de obras.

Na Operação Calçada Livre, a fiscalização será intensiva

A medida visa liberar o espaço público para que as calçadas voltem a cumprir sua função, permitindo a circulação tranquila e segura de pedestres. Além disso, a Operação Calçada Livre terá uma fiscalização rigorosa para coibir novas infrações. Aqueles que descumprirem as normas poderão ser multados, conforme Artigo 218 do Código de Posturas do Município de Rio Bonito. A multa pode chegar a 130 UFIR ou R$460,41 para quem não mantiver a higiene dos passeios e logradouros públicos.

A campanha Calçada Livre é mais uma ação dentro de um conjunto de iniciativas da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida e a organização do espaço urbano na cidade.

A Prefeitura pede a colaboração de toda a população para que as ruas e calçadas da cidade se tornem mais seguras e agradáveis para todos. A ação começa no bairro Praça Cruzeiro, mas há previsão de que se estenda a outras áreas de Rio Bonito nas próximas semanas.

Texto: Natan Duarte
Fotos: Junior Moraes

Mais notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 006/2026

Convoca em caráter de urgência os aposentados e pensionistas nascidos no mês de junho para a realização da prova de vida obrigatória.

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo