Rio Bonito comemora o Dia do Folclore com eventos culturais na Praça Fonseca Portela

Rio Bonito comemora o Dia do Folclore com eventos culturais na Praça Fonseca Portela

O Projeto Cinema Presente na Praça, realizado em parceria com o Governo do Estado, encerrou o ciclo de apresentações de sua primeira edição neste domingo (22), na Praça Fonseca Portela, em Rio Bonito. Durante o evento, também foi feita a reabertura do calendário cultural do Estado do Rio

de Janeiro, pela secretária de Cultura e Economia Solidária, Danielle Barros, com a presença do prefeito Leandro Peixe, do secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, entre outras autoridades.

“Nosso desejo é que todos pudessem participar deste evento cultural e marcante para nosso município, mas a responsabilidade de lutar contra a pandemia é ainda maior. É gratificante poder celebrar um dia como esse, onde crianças puderam se divertir em um espaço aberto e com conteúdo de qualidade”, destacou o prefeito Leandro Peixe.

O anúncio coincide com o Dia do Folclore, celebração criada para lembrar os brasileiros da importância de valorizar as nossas origens, tradições, conhecimento popular, manifestações culturais e folclóricas do Brasil. No evento foi exibida a série de curtas “Juro que Ví” com as animações: A Lenda do Saci, O Curupira, O Boto, A Lenda da Iara e Matinta Pereira. Além disso, o município também recebeu a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada só por meninas, que também se apresentou na praça.

 

“Nós encerramos em Rio Bonito uma grande caravana cumprindo nossa missão de garantir a todos o acesso ao cinema brasileiro. As cidades que o Cinema Presente passa não têm salas de cinema e, principalmente na pandemia com a falta de iniciativas culturais e todas as dificuldades desse período, é muito importante que as famílias desses lugares tenham esse contato com o nosso cinema”, afirma a secretária de Cultura Danielle Barros, que aproveitou a oportunidade para visitar alguns espaços culturais da cidade, como a Pinacoteca Municipal Antônio Benevides Filho, no Centro.

Além de muitas brincadeiras, distribuição de pipoca e refrigerantes para as crianças, com distanciamento necessário para garantir a segurança de todos, o projeto Cinema Presente também dirige atenção a outras responsabilidades sociais. Além do foco principal à democratização do acesso ao cinema e à cultura nacional, o projeto tem como um dos seus pilares a preocupação com o meio ambiente e tem o apoio da distribuidora de energia elétrica Enel e do Governo do Estado do Rio de Janeiro,  através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Recebemos dois presentes mais que especiais para celebrar o Dia do Folclore na nossa cidade: A apresentação da Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga e o projeto Cinema Presente na Praça. Um dia que vai ficar marcado em nossa cidade. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a secretária Danielle Barros, e ao prefeito Leandro Peixe, pelo apoio parceria. Que este projeto se repita muitas vezes em Rio Bonito”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz. (fonte Agência Brasil)

Texto: Denilson Santos

Fotos: Nilton Carlos

Mais notícias

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo