Prefeitura faz parceria para recolhimento e reciclagem de pneus usados

Prefeitura faz parceria para recolhimento e reciclagem de pneus usados

A Prefeitura de Rio Bonito em parceria com a Associação Reciclanip, entidade sem fins lucrativos e responsável por efetuar o transporte e destinação ambientalmente adequada de pneus, realizou na quarta-feira (18) a retirada de cerca de 600 pneus usados do ponto de coleta localizado na Antiga Usina de Compostagem de Rio Bonito, na região do Mato Frio. Além de cooperar com a limpeza, o recolhimento e destinação adequada deste material, também diminui o risco de disseminação do mosquito da dengue, uma questão de saúde pública e que necessita de uma atenção especial. As ações foram coordenadas pelas secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Públicos.

Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), a geração e acumulo de resíduos de pneus são um dos problemas ambientais mais sérios no âmbito mundial. A ideia é estimular a população a não guardar pneu inservível, ou seja, que não serve mais, em casa.

“A grande quantidade de pneus gerada anualmente e as dificuldades apresentadas pela coleta, o armazenamento e a destinação ambiental adequada, impõem a adoção de instrumentos eficazes para a administração e destino responsável desses pneus”, explica o secretário de Meio Ambiente, Geovane Geraldo.

O secretário também afirmou que a coleta e destinação dos pneus atende aos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada pela Lei 12.305, de 06 de agosto de 2010. Segundo ele, a população também pode ajudar, dando o destino certo para esses produtos, não descartando em qualquer lugar. Ele lembra que o local para depósito dos pneus em Rio Bonito é a antiga Usina de Compostagem, em Mato Frio.

A Empresa – A Reciclanip foi criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli e, em 2010, a Continental juntou-se à entidade e em 2014, foi a vez da Dunlop. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas. O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.

Texto: Denilson Santos

Mais notícias

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo