UPA de Rio Bonito recebe reforma da Sala Amarela e demais reparos

A Sala Amarela da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município foi reformada e demais repartições internas e externas setor foram realizados. O espaço inaugurado nesta quarta-feira (10), conta com uma nova estrutura para os pacientes, contendo dois leitos pediátricos; um leito de intercorrências para situações emergenciais e mais 07 leitos adulto, além de cadeiras para acompanhantes, caso necessário.

A UPA, que completou 11 anos em setembro, é uma das unidades de saúde mais importante da cidade e atende, em média, cerca de 300 pacientes por dia. Entre as novidades que serão anunciadas é a reforma total da unidade de saúde, onde o processo licitatório já está em andamento.

A Prefeitura realizou a reforma da Sala Amarela, onde são encaminhados os pacientes em observação e com casos de gravidade moderada, já estabilizados, que tenham passado pela Sala Vermelha ou não, e que necessitam de cuidados especiais. Além disso, a UPA possuiu salas de medicação, isolamento e acolhimento, comissão de óbito, comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH), e área administrativa na parte superior, como recurso humano, sistema de informática, protocolo, alojamento, refeitório, copa, entre outros setores.

A unidade de saúde também dispõe de clínica médica e pediatria 24h, laboratório para realização de exames, sala de Raios-X, sutura (ponto), medicação e nebulização. Possui leitos de observação para adultos e crianças e uma sala “vermelha”, com quatro leitos e equipamentos para receber e estabilizar pacientes em estado grave até que sejam removidos para algum hospital de referência.

Muito antes da pandemia, a Unidade de Pronto Atendimento de Rio Bonito já era referência na Região, fazendo em média três mil atendimentos mensais, principalmente para moradores de Tanguá, Itaboraí, Silva Jardim e do próprio município. O principal objetivo da unidade de saúde é o atendimento de pronto-socorro e estabilização voltado para a clínica médica e pediatria, além da odontologia de emergência. Nesse momento de pandemia, se tornou a principal porta de entrada do paciente Covid-19. A unidade adquiriu recentemente um novo gerador e uma nova usina de oxigênio para suprir as necessidades dos pacientes.

“A saúde em nosso município é fundamental e a reforma da UPA é mais uma conquista para os usuários. Temos acompanhado as melhorias que a unidade está recebendo e ainda tem muita coisa para acontecer para beneficiar a população”, finalizou o prefeito Leandro Peixe.

Fotos: Nilton Carlos