Secretaria de Educação promove Seminário de Inclusão

Seminário de Educação Inclusiva foi realizado nesta sexta-feira (24), de 9 às 16 horas, pela Secretaria de Educação. A ação aconteceu de forma online e remota no auditório da Sede Administrativa da Prefeitura de Rio Bonito, com abertura do Secretário de Educação, Adalmir Cardoso, e a mediação por Aline Alves, Diretora de Departamento de Educação Inclusiva.

Na parte da manhã, o encontro virtual contou com a participação do palestrante Allan Rocha, fundador e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Durante a tarde foi a vez de Elvis Figueira, que é pedagogo, oficial de revisão de texto em braile no Instituto Beijamin Constant, produtor de livros didáticos e paradidáticos, além de ser auxiliar na Câmara Escura na Prefeitura de Nova Iguaçu.

A programação contou com a apresentação de dois documentários institucionais com a participação das coordenadoras de polos de inclusão, intérpretes de libras, além de pais de alunos e uma mensagem motivacional de Fernando Pontes, autor do livro Chapeuzinho Verde, que estarão disponíveis em breve no canal “Prefeitura Rio Bonito” no Youtube.

As ações de inclusão realizadas pela Prefeitura Municipal de Rio Bonito tem se destacado e se tornou referência estratégica para outros municípios da região e outros estados. O departamento foi organizado por unidades escolares em cinco polos, para que assim a dinâmica de trabalho e solução de problemas sejam resolvidos com mais agilidade.

Atualmente, mais de 300 alunos necessitam dos cuidados e acompanhamentos dos 26 professores inseridos nas atividades multifuncionais das 21 salas de recursos do município. A equipe ainda é composta por profissionais especializados em braile, professor ledor/transcritos, professor de libras (ouvinte), intérprete de libras e professor de deficiência auditiva.

“Diante do contexto pandêmico que estamos vivendo e pensando em nossos alunos e profissionais da educação que retornarão ao modelo das aulas presenciais, formatamos alguns programas de auxílio durante este período de adaptação”, disse Aline Alves.

O Prefeito Leandro Peixe destaca que continuará investindo na capacitação dos profissionais e que acredita no potencial de cada aluno.

Como prefeito, tenho orgulho de ver a Educação Especial de minha cidade acontecer“, finalizou.

Texto: Silas Madeira

Fotos: Nilton Carlos