Secretaria de Saúde entrega cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

Mais uma família que faz parte da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência (RCPD), coordenado pela Fisioterapeuta Beatriz Jacken, foi beneficiada com a entrega de um conjunto de cadeiras de banho e de rodas. Todos os meses, os pacientes com limitações motoras recebem da prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, equipamentos que auxiliam na locomoção, como cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas; muletas, andadores, próteses, entre outros. Esses equipamentos são distribuídos através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que faz parte do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Domiciliar, Roberta Demier, explicou que os equipamentos são totalmente adaptados às condições físicas dos pacientes. Esses equipamentos são fornecidos pela Pestalozzi e pela Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) de Niterói, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para utilizar o programa, os moradores devem ir até a sala do RCPD – que fica no prédio da secretaria de saúde de Rio Bonito (localizado em frente a Caixa Econômica Federal) – de segunda à sexta das 8h às 16h. Os documentos necessários para fazer a solicitação são: laudo médico, Xerox da identidade, do CPF, do cartão do SUS, além do comprovante de residência do solicitante e informar dois telefones de contato.