Ações de conscientização sobre a saúde do homem e o câncer de próstata movimentaram o mês de novembro e obtiveram alcance significativamente positivo com exames e grande procura do público masculino. A Novembro Azul, desenvolvida pela secretaria municipal de Saúde, teve o tema “Nos caminhos de Novembro Azul com mais H”. No decorrer do mês, foram feitos mais de 5,8 mil exames, incluído o PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata, além de 1,9 mil atendimentos, entre consultas médicas, palestra, vacinação contra Covid-19 e Influenza (gripe), aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações a respeito da importância da prática de atividade física associada a uma alimentação saudável e testagem rápida de HIV, entre outros.
O Novembro Azul é um movimento que teve origem em 2003, na Austrália e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Durante a campanha foram feitos cerca de 4.235 mil exames de PSA (homens acima dos 45 anos com indicação), 1.649 mil atendimentos coletivos (usuários das empresas, dispositivos de saúde e secretarias municipais), 27 palestras (empresas e unidades de saúde), 1.610 exames de sangue (usuário abaixo dos 45 anos), além de 257 atendimentos em horário diferenciado (após às 17 horas).
Esses números positivos da campanha, que teve ações em várias unidades de saúde e nas empresas do município, foram apresentados pela secretária municipal de Saúde, Cintia Machado, durante evento no Centro de Atendimento Odontológico (CORB), na Mangueirinha, nesta quarta-feira (30), que contou com a presença do Coordenador do Programa Saúde do Homem, Bonifácio Rosa Silvano, e Dr. Gwyer Borges Junior, urologista do Programa, entre outros.
Segundo a secretária de Saúde, o Novembro Azul teve como foco principal a atenção para os cuidados e prevenção, reforçando que os exames estão disponíveis não só em novembro, mas durante todo o ano na Rede Municipal de Saúde. Ela disse que a campanha deste ano surpreendeu positivamente, principalmente pela procura dos homens pelos atendimentos nas unidades de saúde.
“Gostaria de agradecer a todos os nossos parceiros e funcionários da saúde que se empenharam para o sucesso da campanha Novembro Azul. Sabemos que atingir objetivos propostos em ações direcionadas à saúde do homem não é fácil por diversos motivos, mas o envolvimento da equipe e o atendimento humano foram diferenciais importantes para finalizar a campanha com muitos motivos para comemorar”, garante a secretária de saúde.
Os profissionais de saúde estão fazendo um trabalho itinerante percorrendo as empresas para levar informações e tirar dúvidas dos funcionários. O trabalho começou pela secretaria de Obras, mas chegou a várias empresas como os Mercados Tinoco e Armazém, nas empresas de ônibus São Geraldo e Rio Ita, Eledrodata, G. Engenharia, Guarda Municipal, Câmara Municipal, funcionários do fórum, Smed, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Católica, Igreja Batista, Empresa Armaço, entre outros.
“Outra ação de destaque foi a “busca ativa nas empresas”, que levou conscientização para além das unidades de saúde visando alcançar os homens até em seus ambientes de trabalho. As ações se materializaram através de palestras, oficinas e realização de exames em horários alternativos.
Texto: Denilson Santos