A Prefeitura de Rio Bonito já colocou literalmente o “bloco na rua”. A secretaria de Saúde realizou nessa sexta-feira (21) uma campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no Carnaval. As ações educativas, com distribuição de camisinhas e materiais educativos para os motoristas, contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV. O objetivo foi orientar a população sobre a necessidade do uso da camisinha e também estimular a realização do teste rápido de HIV.
A doença sexualmente transmissível (DST) é uma doença que é passada de uma pessoa para outra pessoa ao ter relações sexuais. As DSTs afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Nenhum grupo está imune. Você pode estar infectado, independentemente do seu sexo, raça, situação econômica ou idade. Doenças sexualmente transmissíveis podem ter efeitos graves e permanentes na sua saúde. Ter uma doença sexualmente transmissível aumenta o risco de contrair o vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, o que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS).
Usar camisinha – A camisinha é a maneira mais fácil e mais eficiente de impedir o contato com o sangue, esperma e secreção vaginal, evitando a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da aids. Deve ser usada sempre, em todas as relações sexuais, desde o começo. Para guardá-la, prefira locais frios e secos. Deixá-la por muito tempo na carteira, por exemplo, pode danificá-la.
Veja nossas recomendações sobre o uso correto da camisinha:
- verifique a data de validade na embalagem;
- abra a embalagem com cuidado – nunca com os dentes – para não furar a camisinha;
- só use lubrificantes à base de água, evite vaselina e outros lubrificantes que contenham óleo;
- coloque-a somente quando o pênis estiver ereto;
- desenrole o preservativo até a base do pênis, mas antes aperte a ponta para retirar todo o ar, para que não rasgue durante o ato sexual;
- após a ejaculação, retire-a fechando com a mão a abertura para evitar que o esperma vaze da camisinha;
- jogue o preservativo usado no lixo, pois ele não é reutilizável.