Rio Seco recebe Ação Global do Programa Saúde na Escola

Alunos, professores e moradores de Rio Seco participaram da Ação Social nesta terça-feira (26), realizada na escola municipal Duque de Caxias, que faz parte do Programa Saúde na Escola, feito em parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde. O programa vai levar serviços de saúde e informações, através de ações globais e palestras, para as escolas de diversas comunidades no decorrer deste ano. O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

Durante a ação, que contou com a presença dos pais dos alunos, a secretaria de Saúde disponibilizou vários serviços, como atendimento oftalmológico, com avaliação e encaminhamento para outros tratamentos, suporte para solicitação de exames, atendimento médico, recreação e aplicação de flúor, entre outros.

A moradora Priscila Fonseca foi uma das primeiras a fazer o teste oftalmológico, juntamente com os seus filhos Lucas, Keyse e Lorrane.

“Achei muito bom poder contar com tantos serviços próximos de casa, principalmente com essa facilidade de dar continuidade ao tratamento, já que no teste indicou que eu e dois dos meus filhos estamos com problema na visão”, explicou Prinscila, que voltou para casa com a sua família com a consulta marcada para um oftalmologista.

Além de consulta médica, teste de glicose no sangue e aferição da pressão arterial, foram realizadas palestras sobre violência contra a mulher, alimentação saudável e obesidade, entre outros assuntos, com a participação de nutricionistas, psicólogas e fonoaudiólogas da prefeitura.

“Achei muito boa essa iniciativa. Aproveitei a presença de tantos profissionais aqui na escola e resolvi fazer o teste de glicose e verificar a pressão arterial. Graças a Deus está tudo bem”, comemora a professora de educação infantil, Maria Nazareth.

As secretarias de Educação e de Saúde estão aproveitando esses encontros nas escolas para abordar outros assuntos importantes, como saúde auditiva, saúde bucal, práticas de atividades físicas, direito sexual e reprodutivo, prevenção de DST e Aids, além de promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos, entre outros.

“Foi muito interessante essa idéia de unir no mesmo local saúde e educação, principalmente dentro das escolas. Acho que tem tudo a ver uma coma a outra. Ontem mesmo estava falando para os meus alunos sobre alimentação saudável. Mas hoje, abordar esse assunto com a presença de profissionais de fora, é bem melhor”, explica a professora de português, Elizabete da Rocha.

Próximos Eventos – Os próximos eventos serão na escola Nova Cidade, no bairro do mesmo nome, com palestras focadas na promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor, no dia 2 de abril, e na escola Fazenda das Cachoeiras, em Braçanã, com a realização de uma Ação Global, no dia 9 de abril.

Fotos: Galileu