A Rede Pública Municipal de Educação de Rio Bonito ganhou a categoria “OURO” ao ser contemplado pelo ‘Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização’, por meio do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na alfabetização e em iniciativas pedagógicas na área.
A categoria ouro é dada para as redes de ensino que obtiveram alta pontuação na comprovação de suas atividades pedagógicas a fim de promover uma alfabetização de qualidade. A premiação foi lançada em setembro deste ano.
Diversas iniciativas realizadas pela Educação de Rio Bonito foram essenciais para que o município se destacasse no prêmio como o Projeto ReconheSer que permite um terço de planejamento para professores, o Programa de Apoio Pedagógico Especializado para alunos com déficit e transtornos de aprendizagem, a implementação do Ciclo de Alfabetização, o Programa Cantinho da Leitura que incentiva a leitura dos alunos, a constante capacitação para os professores, a Feira Literária, entre outras.
Para a diretora do Departamento de Ensino, da Secretaria de Educação de Rio Bonito, Gabriela Kleinsorgen, os projetos realizados obtiveram sucesso devido à realização de mapeamento estatístico, de recomposição e de recuperação tanto de alunos evadidos quanto daqueles que necessitam de apoio na aprendizagem.
“Essas estratégias são essenciais para garantir que todos os estudantes possam ser acompanhados de perto em seu processo de aprendizagem. Com um acompanhamento contínuo e preciso, conseguimos construir um ambiente comprometido com o sucesso de cada aluno, resultando em avanços significativos no rendimento escolar e na equidade educacional”, explicou a diretora.
Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – O selo é um reconhecimento simbólico dado à gestão educacional, dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. A solenidade de entrega da certificação acontecerá em Brasília (DF), em data a ser definida. Entre os objetivos do Selo Alfabetização estão o incentivo a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o atingimento das metas de alfabetização e da redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA).
Texto: Natan Duarte