Rio Bonito realiza Encontro Intermunicipal de Educação Inclusiva

A Secretaria de Educação de Rio Bonito realizou, nesta sexta-feira (19), o Encontro Intermunicipal de Educação Inclusiva “Dialogando com os Municípios”, no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro.

No local, se reuniram representantes de Educação Inclusiva da região para trocar experiências sobre as práticas e discussões de Políticas Públicas, aprimorando o atendimento e garantindo que os alunos com deficiência tenham um melhor acesso ao ensino, colaborando assim com o seu desenvolvimento sócio emocional e psicológico, aperfeiçoando as formas de integração dos profissionais das escolas com os alunos que precisam de atendimento especializado.

O prefeito Leandro Peixe destacou a importância da Educação Inclusiva em toda região. As ações de inclusão, realizadas pela prefeitura de Rio Bonito atualmente, estão se destacando nesse segmento e se tornaram referência estratégica para outros municípios da região e em outros estados e grande parte desse sucesso é decorrente da organização do Departamento de Educação Inclusiva que, foi dividido em cinco polos para dar mais dinâmica ao trabalho e agilidade nas soluções dos problemas.

Atualmente, mais de 300 alunos necessitam dos cuidados e acompanhamentos dos professores inseridos nas atividades multifuncionais das 21 salas de recursos do município. A equipe ainda é composta por profissionais especializados em braile, professor ledor/transcritor, professor de libras (ouvinte e surdo), intérprete de libras e professor de deficiência auditiva.

Ferramentas Digitais – O encontro também retomou o debate sobre as plataformas digitais como facilitador da inclusão de alunos com deficiência, nas atividades feitas em sala de aula e nos estudos à distância, além de potencializar a aprendizagem e evitar a segregação dos estudantes no dia a dia escolar. Para trabalhar com este tipo de tecnologia, a formação de professores e profissionais das Salas de Recursos Multifuncionais das escolas tem sido essencial para que os alunos com algum tipo de necessidade especial tenham acesso e possam aprender a usar as ferramentas.

O evento contou com a participação do prefeito Leandro Peixe e do secretário de Educação, Adalmir Cardoso, além da Coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva, Aline Alves, das coordenadoras de polos de inclusão, professores e intérpretes de libras, além de profissionais da região.

Também estiveram presentes as Coordenadoras dos Polos de Inclusão Anna Christina (polo 1), Priscila Ferreira (polo 2), Glauciane Ribeiro (polo 3), Maria José Cordeiro (polo 4) e Mariana Corrêa (polo 5), além do Coordenadora Geral, Andrea Vial, da Coordenadora do Froape: Érica Costa, da Diretora do CAEES, Renata Borba, da Professora do Espaço Bilíngue, Fernanda Crozoé, entre outros.