Nesta terça-feira (3/10), O prefeito Leandro Peixe e o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1a Região (RJ), Cesar Carvalho, participaram da inauguração da unidade de Serviço de Justiça Itinerante (Seji) do regional fluminense. A criação da unidade está em consonância com a intenção do TRT-1 de incrementar a capilaridade da Justiça do Trabalho fluminense, reduzindo a distância entre os órgãos judicantes e a sociedade.
A unidade do Seji, que irá funcionar em duas salas que foram cedidas pela Câmara Municipal, que funciona no antigo Fórum, recebe demandas de processos também das cidades de Tanguá e Silva Jardim. O novo espaço conta com toda a estrutura para atendimento à população, inclusive cinco computadores, já que todo os procedimentos são eletrônicos, onde o morador não precisa sair da sua cidade para propor ações ou mesmo pedir alvará. Tudo é feito pela internet.
Na cerimônia de inauguração, o presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques Carvalho, agradeceu a presença dos representantes do Ministério Público do Trabalho, da Câmara dos Vereadores, da Ordem dos Advogados do Brasil – 35ª Subseção (Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim), do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho (VT) de Itaboraí e em especial, da Prefeitura de Rio Bonito, que cedeu o espaço onde funciona o Seji.
“A instalação dessa unidade é muito boa para as pessoas que têm dificuldade de se afastar da cidade, seja em termos de trânsito, custo de passagem ou até mesmo de alimentação, pois, às vezes, você tem que ficar aguardando a audiência, além de outras situações. Então é muito melhor para os cidadãos e cidadãs não ter que se afastar do seu núcleo. Entendemos também que, nesta região, há muitas pessoas da área de serviço rural, que tem ainda mais dificuldade de deslocamento. Torço para que a cidade cresça ainda mais, o que ensejará ainda mais investimentos”, afirmou o magistrado.
Vinculado às varas do Trabalho de Itaboraí, o Serviço de Justiça Itinerante atende os municípios, Silva Jardim, Tanguá e Rio Bonito.
“A inauguração dessa unidade é importante para aproximar a Justiça da população, em razão da transformação da extinta VT de Rio Bonito na 2ª Vara do Trabalho de Itaboraí, em outubro de 2018”, explicou o juiz André Corrêa Figueira, titular da 1ª Vara do Trabalho (VT) e diretor do Foro de Itaboraí.