Rio Bonito fechou com saldo positivo sua participação no Salão de Turismo

Terminou no último domingo (25), o Salão Estadual do Turismo, no Píer Mauá, Centro do Rio. Participando no estande da Região Caminhos da Mata, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rio Bonito  levou materiais diversos para apresentar a cidade aos visitantes do Salão, considerado um dos maiores no segmento do estado. Além de vídeos e folders mostrando as belezas naturais de Rio Bonito, produtos da cidade, um grupo de artesãs esteve nos quatro dias de evento para apresentar a qualidade e variedade do artesanato do município.

O estande da Região Caminhos da Mata recebeu milhares de visitantes, e foi ainda prestigiado pelo governador Wilson Witzel, o vice-governador, Claudio Castro, além do secretário de Turismo do Estado, Otávio Leite (PSDB). A região é composta ainda pelas cidades de Silva Jardim, Itaboraí, São Gonçalo e Tanguá.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Carmen Motta, a participação da cidade no Salão de Turismo foi um sucesso.

“Ficamos num dos estandes mais visitados do vento. Fizemos muitos contatos. A cidade de Rio Bonito é bem conhecida pelo nome e por ter duas rodovias importantes de passagem, mas poucas pessoas conhecem nossos atrativos e belezas naturais. Através do vídeo a gente pode mostrar que temos bonitas e limpas cachoeiras, parques e áreas verdes para impulsionar o ecoturismo e o turismo rural, entre outros”, afirmou.

O prefeito José Luiz Mandiocão esteve na abertura do Salão e gostou de ver sua cidade bem representada.

“Temos um potencial turístico muito grande e contamos com apoio do governo estadual para incentivar ainda mais esse setor. Nossas belezas naturais são encantadoras e não ficam devendo nada aos grandes roteiros turísticos do estado. O Salão do Turismo pode ser esse pontapé inicial que estava faltando para levar o turismo do Rio de Janeiro para outras cidades como a nossa Rio Bonito”, declarou o prefeito.

A guia de Turismo, Marina Alves aprovou a realização do evento e aproveitou para conhecer novos roteiros turísticos pelo estado.

“Tudo muito interessante e esses estandes das regiões são bem legais, informativos e dá pra gente ter ideias de roteiros que a gente nem imaginava existir. Locais até próximos que não conhecíamos. Vamos aproveitar as dicas”, declarou antes de deixar o estande da região Caminhos da Mata.

O estudante de Hotelaria e Turismo, Vitor Araújo Albuquerque, aluno do Infante Dom Henrique, morador de Santa Cruz, com apenas 17 anos, já ouviu falar de Rio Bonito e está interessado em conhecer a cidade.

“Gostei muito do Salão de Turismo, a gente aproveita a oportunidade para conhecer mais o setor e principalmente o que as cidades possuem. Vi umas fotos de Rio Bonito no folder e já me interessei em conhecer a cidade, vale a pena”, afirmou.

Montado em uma área de 3.500m² no Armazém 2 do Pier Mauá, o Salão Estadual do Turismo contou com área de encantamento, onde os visitantes puderam conhecer os atrativos turísticos do estado; balcões das regiões turísticas, em que o público recebeu informações detalhadas dos destinos; local para comercialização, onde empresários do turismo e artesãos venderam sua produção. Ciclo de palestras, apresentações culturais e exibição de vídeos e fotos dos municípios fluminenses também fizeram parte da programação.