
A cidade de Rio Bonito foi finalista na etapa estadual do prêmio Band ‘Cidades Excelentes’ realizado nesta terça-feira (18), no auditório da Fecomércio, na Zona Sul do Rio, que elegeu o melhor município do estado do Rio nas categorias Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Rio Bonito foi uma das finalistas do prêmio na categoria ‘Sustentabilidade’ para cidade com 30 a 100 mil habitantes.
“Esse prêmio mostra que todos os esforços e dificuldades enfrentadas valeram a pena. Além de avançarmos no desenvolvimento econômico, também mostrou a nossa preocupação com a sustentabilidade e a qualidade de vida. Conseguimos superar as adversidades e levar nossa cidade ao cenário de reconhecimento entre os 92 municípios do Estado”, garante o prefeito Leandro Peixe, durante a entrega da premiação na Band.
O instrumento de análise e julgamento para a premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), do Instituto Aquila, que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas sobre todas as cidades. Nesta 4ª edição, a premiação adicionou mais um critério de avaliação. Enquanto edições anteriores utilizaram apenas um sistema de notas, o evento desse ano também considerou o desempenho de cada prefeitura nos últimos 4 anos, avaliando a evolução nos índices de desenvolvimento.

“Então, como que o prefeito recebeu a cidade em 2021, como que ele vai entregar em 2024? O objetivo de qualquer prefeito é entregar a cidade infinitamente melhor do que ele recebeu”, explica Thiago Brandão, sócio do Instituto Áquila.
O Prêmio – Rio Bonito foi finalista estadual em sustentabilidade, no Prêmio Band Cidades Excelentes. O indicador foi baseado nos últimos anos. Este prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, e tem como objetivo principal incentivar a melhoria da realidade dos municípios premiando as boas práticas na Gestão Pública.