
O óleo de cozinha é utilizado em restaurantes, bares e nas casas, mas ainda existem muitas pessoas que despejam o óleo usado na pia ou até mesmo no vaso sanitário. O que provavelmente poucos saibam é que a reciclagem deste material é possível e deve ser incentivada entre amigos, colegas e familiares. Para combater o problema, a prefeitura de Rio Bonito, através das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, está participando do Programa “De olho no Óleo” em parceria com a concessionária Águas do Rio, com a criação de pontos de coletas espalhados por associações de moradores, escolas e lojas de atendimento da concessionária.

Para divulgar o programa, que foi lançado em junho, as escolas municipais Professor Honesto de Carvalho (EMPHAC) e Astério Alves de Mendonça, ambas na Mangueirinha, receberam uma apresentação teatral voltadas para a conscientização e cuidando com as águas dos rios. A iniciativa em Rio Bonito é uma parceria com a prefeitura local e a Cooperativa de Trabalho com Óleo, que ficará responsável pela coleta, transporte e destinação adequados.
“Esse projeto é mais um avanço na política ambiental do nosso município. A nossa intenção é instalar coletores de óleo vegetal nas escolas, para que a população possa fazer a entrega voluntária do óleo usado, trocando por algum produto de limpeza, como sabão, detergente, entre outros itens”, afirmou secretário de Meio Ambiente, Murilo Balbino.

Cuidado com o Meio Ambiente – Quando descartado de maneira incorreta o óleo pode contaminar rios, mares e represas, levando a morte de diversas espécies aquáticas. Caso chegue ao solo, o óleo o impermeabiliza, é absorvido pelas plantas, prejudicando-as, além de afetar o lençol freático. Ao se decompor, o óleo de cozinha libera gás metano, que é altamente poluente e aumenta a temperatura e o clima do planeta, contribuindo com o efeito estufa. Com apenas 1 litro de óleo, 20 mil litros de água podem ser contaminados.
Dias.
Moradores da cidade poderão deixar, em garrafas PET, o óleo usado nos seguintes locais:
– Loja de atendimento da Águas do Rio (Rua Nilo Peçanha, 130, Centro de Rio Bonito, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h);
– Escolas municipais Professor Honesto de Almeida Carvalho e Raubino Pereira de Mesquita
– Associações de moradores parceiras do programa.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Claudia Marinho