O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência está sendo comemorado pela Prefeitura de Rio Bonito nesta terça-feira, 21 de setembro, durante a Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência. A data foi criada pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Respeito aos direitos de locomoção, educação, saúde, assistência social e reabilitação, apoio à inclusão, autonomia, dignidade humana, qualidade de vida, entre outros direitos foram assegurados constitucionalmente.
Rio Bonito é um dos municípios que se tornaram referência em relação à inclusão na região metropolitana. O município mantém cursos de libras, braile e deficiência intelectual gratuitamente para os profissionais que atuam nas salas de recursos, no Centro de Atendimento Especializado em Educação e Saúde (CAEES), nos Espaços Bilíngue Libras/Língua Portuguesa, que são mantidos no município, além do Centro de Educação Especial José Reis, um dos principais espaços de inclusão da cidade, que atende crianças com deficiência múltiplas (surda, autista, cadeirante) e severas, com idades entre 4 e 17 anos.
A Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema proporcionando um momento de reflexão e de busca de novos caminhos para garantir os direitos desse segmento específico de cidadãos, que ainda enfrenta vários obstáculos sociais, educacionais e profissionais. Em janeiro de 2015 entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que promoveu mudanças significativas em diversas áreas como educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura.