
A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria municipal de Assistência Social, abriu um processo para implantação da Casa dos Conselhos Professor Wagner Duarte Navega, em homenagem ao cidadão riobonitense que sempre lutou pela transparência e pela ética na política pública. A Casa dos Conselhos tem por objetivo facilitar o acesso da população aos conselhos municipais, ao mesmo tempo em que apoia e facilita o trabalho de cada conselheiro, pois centraliza em um único equipamento toda a estrutura necessária para o bom funcionamento de cada conselho, garantindo sua efetividade e sua autonomia, e acesso dos moradores a todos os colegiados no mesmo local.
Segundo o Leandro Peixe, a Casa dos Conselhos vai funcionar como um “mini” Ministério Público, que terá total liberdade em fiscalizar o uso dos recursos públicos pela gestão municipal.
“A criação da Casa dos Conselhos Municipais Professor Wagner Duarte Navega tem o objetivo de fomentar e disponibilizar o espaço para a participação popular na construção e no aperfeiçoamento das políticas públicas do município. Os conselhos são canais efetivos de participação pública, que permitem estabelecer uma sociedade onde a cidadania deixa de ser apenas um direito, mas uma realidade”, afirma o prefeito.