Representantes do município irão participar de cursos de relações internacionais

Rio Bonito é uma das 42 cidades que irão participar do Ciclo de Capacitação em Comércio Exterior para os municípios e empresários fluminenses. Os cursos gratuitos serão realizados em parceria com a Fecomércio-RJ e a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex). O objetivo do curso é qualificar os técnicos dos órgãos municipais que atuam com comércio exterior e fomentar as exportações fluminenses. A aula inaugural foi realizada nesta segunda-feira (2/5) no Palácio Guanabara, com a participação do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, o presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio, do presidente da Funcex, Antônio Carlos da Silveira Pinheiro, além do prefeito Leandro Peixe e o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, entre outras autoridades.

“O constante crescimento nas exportações é resultado da retomada do crescimento econômico do estado e da recuperação da confiança do setor privado. Grandes empresas estão voltando a investir no Rio de Janeiro e conquistamos credibilidade internacional. Essa capacitação vai fortalecer os municípios e gerar ainda mais resultados para o nosso setor de comércio exterior”, explicou o governador Cláudio Castro.

A ação é resultado de uma parceria firmada no ano passado, que também inclui outras duas etapas: o curso de capacitação ‘Importar e Exportar com Conhecimento e Segurança’ para empresas e funcionários, com foco nas micros, pequenas e médias empresas, e a elaboração do estudo intitulado ‘As regiões do Estado do Rio de Janeiro e suas vantagens competitivas’.