Prefeitura regulamenta o Programa de Ronda Escolar

Prefeitura regulamenta o Programa de Ronda Escolar

O prefeito José Luiz Mandiocão institui esta semana o Programa de Ronda Escolar no município, desenvolvido em parceria entra as secretarias de Educação e Segurança e Ordem Pública. Mesmo já em pleno funcionamento no município, o programa ganhou novos ajustes, como a criação da Comissão de Coordenação, que faz a avaliação mensal da iniciativa. A prefeitura vem intensificando a segurança das escolas do município, com a ampliação da Ronda Escolar que é feita pelos guardas municipais, que utilizam carros e motos nos deslocamentos.

O serviço, que é feito diariamente, abrange as mais de 40 unidades escolares localizadas nos bairros do Centro e da Zona Rural, com o objetivo de coibir assaltos e a venda de drogas ao redor das escolas, evita possível depredações ao patrimônio público e garantir mais segurança para professores e alunos. Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Márcio Soares, o planejamento do trabalho é feito em conjunto com os diretores das unidades de ensino, onde elaboraram um estudo sobre os principais problemas enfrentados por cada escola. A partir daí, é elaborado um planejamento com as ações que são feitas durante a Ronda Escolar.

“Fizemos um trabalho atendendo a uma determinação do prefeito José Luiz Mandiocão de melhorar e ampliar o serviço da Guarda Municipal. São realizadas visitas periódicas para verificação da segurança local e inibir traficantes e outras pessoas mal intencionadas que queiram aliciar nossas crianças”, garante o secretário.

Para a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, a parceria com a Guarda Municipal têm sido fundamental para garantir um ambiente mais tranqüilo nas escolas.

“A ronda escolar previne a violência, dando tranqüilidade aos profissionais da área de educação, pais e alunos na certeza de um monitoramento constante da guarda municipal. Funciona nos períodos que compreendem as entradas e saídas das aulas. A iniciativa vem agradando aos pais dos alunos e também aos professores e diretores das escolas que apóiam o projeto”, afirma a Wanderlúbia.

Segurança Escolar: A Comissão de Coordenação da Ronda Escolar também é responsável pelo Projeto Segurança na Escola, realizado todos os meses em vários colégios do município. Os encontros são frutos de uma parceria entre a secretaria de Educação, a Polícia Militar e a Guarda Municipal, responsável pela Ronda Escolar, e reúne vários setores da administração pública, como a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Conselho Tutelar, além de diretores das escolas e outras entidades, como Federação das Associações de Moradores, e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), entre outros.

Nessas reuniões são discutidas as problemáticas das escolas em relação às dificuldades comportamentais dos alunos, violência e drogas nas comunidades, além de debater e procurar soluções conjuntas.

Texto: Denilson Santos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura