Prefeitura intensifica ações de limpeza e mantém acolhimento às vítimas das chuvas

O segundo distrito foi uma das localidades de Rio Bonito que mais sofreu com as intensas chuvas que assolou a região na madrugada de sábado, que passou de 200 milímetros/hora, causando inundações e deslizamentos nas localidades de Vertentes, Jacundá, Parque Andrea, Bambu e Nova Cidade.

Equipes da secretaria de Assistência social e Defesa civil contabilizaram, até o momento, cerca de 125 famílias assistidas entre desabrigados e desalojadas, que foram acolhidas na escola municipal Ângelo Longo, no Parque Andrea, e estão recebendo cuidados médicos, alimentação, atendimento psicológico, medicamentos e cuidados veterinários para os pets, entre outros.

As medidas integradas que vem sendo tomada pelas secretarias municipais, tem evitado que essas famílias retornem às suas casas, já que existe a possibilidade de voltar a chover na região. A Defesa Civil Municipal faz um alerta já que existem sinais claros de que o solo permanece instável, sendo possível a ocorrência de novos deslizamentos e volte a apresentar risco aos moradores que insistem em continuar nas suas casas.

Uma das primeiras medidas que foram tomadas pela prefeitura de Rio Bonito foi colocar em prática o Plano de Contingência, gerenciado por um grupo de diversas secretarias, que colocaram em prática as primeiras ações logo após as chuvas, dando respostas as demandas da população. O primeiro passo foi restabelecer estradas e garantir o acesso às casas dos moradores, para que os profissionais da Assistência Social e demais secretarias levassem itens de necessidade básica, como água, alimentos, roupas e itens de higiene pessoal, para atendimento às famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas.

O trabalho seguiu com as vistorias das casas e levantamentos de áreas afetadas pela Defesa Civil do município (Engenharia e Geologia) acompanhada da equipe da Defesa Civil Regional (REDEC), que resultou em interdição total das moradias na localidade Vertentes em razão dos danos e da iminência de deslizamentos secundários. Durante a semana o foco foi garantir o bem estar e apoio às famílias, que estão recebendo cuidados médicos, alimentação, atendimento psicológico, medicamentos e cuidados veterinários para os pets (animais e gatos), entre outros. Além disso, estão recebendo esclarecimento sobre os riscos que ainda existem com novas chuvas, e a interdição dos imóveis na localidade de Vertentes vai continuar.

A prefeitura também criou a Campanha “SOS Rio Bonito” para arrecadar itens de higiene pessoal, de limpeza, alimentos não perecíveis, colchonetes, cobertores, água potável, roupas, móveis e eletrodomésticos, entre outros, para serem doados para as famílias vítimas das chuvas. As doações podem ser entregues em dois pontos de coletas que foram montados: Centro de Referência e Assistência Social (CRAS Esperança), no Parque Andrea, e numa tenda na Praça Fonseca Portela.

Dia 1 – Preservação das vidas (Plano de Contingência), ações de acolhimento (Assistência Social) e promoção de acesso (Secretaria de Obras).

Dia 2 – Vistorias e levantamentos de áreas afetadas pela Defesa Civil do município (Engenharia e Geologia) com apoio das demais secretarias, resultando em interdição total das moradias localizadas na localidade Vertentes em razão dos danos e da iminência de deslizamentos secundários, e ações emergenciais de restabelecimento da infraestrutura (estradas) pela secretaria de obras. Continuidade de ações de assistência social e saúde.

Dia 3 – Continuidade de ações de restabelecimento e desobstrução de estradas e acessos em diversas frentes no segundo distrito, vistoria da Defesa Civil acompanhada de equipe da Defesa Civil Regional (REDEC) mantendo a indicação de interdição das casas na localidade Vertentes.

Dia 4 – Continuidade de ações de restabelecimento e desobstrução de estradas e acessos em diversas frentes no segundo distrito, vistoria da Defesa Civil acompanhada de equipe da Defesa Civil Estadual (SUOP), evidenciando inúmeros pontos de descolamento de camada superior na montanha, capaz de promover nova movimentação de grandes proporções e mantendo a indicação de interdição total das casas na localidade Vertentes.

Dia 5 – Continuidade de ações de restabelecimento e desobstrução de estradas e acessos em diversas frentes no segundo distrito, reunião com famílias abrigadas para esclarecimento da dinâmica do incidente e apresentação dos riscos ainda presentes de modo a oferecer pleno conhecimento e reforço da condição de interdição, inviabilidade de ações na localidade Vertentes por condição climática adversa (chuva).

Existem sinais claros de que o solo permanece instável, sendo possível a ocorrência de novos deslizamentos de grandes proporções, com velocidade e volume, colocando em risco os moradores e equipes que por ventura possam estar no local, tendo como variáveis o comportamento do solo encharcado, novas chuvas, vibrações por uso de máquinas e equipamentos.

Fotos: Nilton Carlos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura