Prefeitura de Rio Bonito sedia primeiro encontro regional do GEFE Itinerante

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito, por meio das Secretarias de Fazenda e Finanças e Educação, sediou o primeiro encontro regional do Programa GEFE Itinerante, realizada no auditório da prefeitura, com a finalidade de implementar e formalizar o Programa Nacional de Educação Fiscal no município.

O GEFE (Grupo de Educação Fiscal do Estado de Rio de Janeiro) visa levar aos municípios o conhecimento sobre Educação Fiscal, incentivá-los na criação de grupos de Educação Fiscal e também capacitá-los na área de finanças públicas.

A Educação Fiscal é um tema de grande importância para a sociedade no sentido de promover a consciência do retorno social dos tributos, ao favorecer a participação de todos nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos. Além de, realizar ações de combate à sonegação de impostos.

Educação Financeira nas Escolas

Um dos projetos do GEFE-RJ é o “Educação Fiscal nas Escolas”, que promove palestras sobre assuntos relacionados ao tema para os alunos da rede pública de ensino. Em 2017, a Educação Fiscal foi incluída na Base Curricular Comum Nacional (BNCC) apresentada pelo Ministério da Educação, incluindo-a no projeto de política educacional das escolas como tema transversal, os quais demonstram os conceitos e valores que são a base da democracia e da cidadania, ao abordar questões importantes e prementes para a sociedade contemporânea.

Texto: Natan Duarte