O prefeito Marcos Abrahão e a presidente do Instituto de Previdência de Rio Bonito (IPREVIRB), Sonara Amaral, participaram de uma reunião com aposentados e pensionista nesta terça-feira (16), no Esporte Clube Fluminense, com o objetivo fazer um esclarecimento sobre a gestão da Administração Municipal, ações que estão em andamento, além de esclarecimento sobre o atraso das folhas de pagamento herdadas da gestão passada, que deixou uma dívida de mais de R$ 8 milhões no pagamento dos aposentados e pensionistas.
O prefeito Marcos Abrahão falou que a dívida milionária que herdou da administração anterior, foi que gerou atrasos nos pagamentos dos aposentados e pensionistas, e também motivou a decretação de estado de calamidade administrativa e financeira do município, em janeiro deste ano, e implementação de medidas para regularizar a situação.
A Prefeitura anunciou em setembro um pacote de medidas com o objetivo de promover a recuperação da saúde financeira do Iprevirb, para recompor o fundo previdenciário de promover o reequilíbrio financeiro, orçamentário e atuarial da previdência dos servidores de Rio Bonito. Dentre as medidas anunciadas pelo governo municipal, foi um plano com metas, prazos e aportes financeiros equilibrar as receitas e despesas.
“O compromisso da gestão municipal foi regularizar esses pagamentos que estavam em atraso. Nesta mesma época do ano passado, os aposentados e pensionistas estavam sem o 13° e sem pagamento. Essa é a primeira vez, nesses 25 anos do Iprevirb, que um prefeito convoca a diretoria do instituto para fazer uma reunião para prestação de contas”, afirma a a presidente do IPREVIRB, Sonara Amaral, durante a reunião que também foi apresentada a carteirinha para os aposentados e pensionistas, que dá direito a desconto em exames, consultas e serviços, como fisioterapia, academia, farmácias, entre outros.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Junior Moraes


