A Secretaria de Educação e o SAMU de Rio Bonito firmaram uma parceria com o objetivo de levar treinamento de primeiros socorros para as escolas municipais. A reunião, realizada nesta terça-feira (1), busca capacitar alunos, professores e funcionários para lidar com emergências, promover a segurança e o bem-estar na comunidade escolar, além de difundir conhecimentos sobre atendimento pré-hospitalar.
Essa parceria vai dar visibilidade a Lei nº 13.722 de outubro de 2018, popularmente conhecida como “Lei Lucas”, que determina que professores e funcionários das escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Básica, sejam treinados e capacitados na realização dos primeiros socorros, em casos de acidentes e atendimento básico, ou em situações onde é necessária assistência rápida.

Durante o treinamento, os profissionais da educação irão aprender as técnicas para atuarem em acidentes que podem acontecer na escola, como engasgo de alunos, de epilepsia dentro de sala de aula, ou situação de estresse, bem como formas de lidar com hemorragias ou traumatismos, além de reanimação cardiorrespiratória, que são necessários a utilização das técnicas de primeiros socorros. Nesse caso, os professores devem saber identificar o problema e prestar a ajuda necessária até a chegada do SAMU.
O que diz a Lei – A Lei Lucas estabelece que escolas e espaços de recreação infantil devem oferecer treinamento em primeiros socorros para seus funcionários. O objetivo é que esses profissionais estejam aptos a prestar os primeiros atendimentos em situações de emergência, como engasgos, quedas, mal súbitos, entre outros. A lei foi criada em resposta à morte de Lucas Begalli, uma criança que faleceu após se engasgar durante um passeio escolar, e busca evitar que tragédias semelhantes voltem a acontecer.
Texto: Denilson Santos