Hemonúcleo comemora Dia do Doador de Sangue

O Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva, na Mangueirinha, comemorou nesta segunda-feira (25) o Dia Mundial do Doador de Sangue. Hoje o Banco de Sangue recebeu a doação de um grupo de pessoas membros da Igreja Universal do Reino de Deus. Mesmo com todo o trabalho de conscientização em torno da importância da doação de sangue, atualmente o estoque do município se mantém muito baixo. O Hemonúcleo está recebendo, em média, três pessoas por dia para doar sangue. O ideal para atender a demanda de sangue é entre 12 e 15 doadores por dia.

Mas graças aos parceiros, como igrejas, empresas, grupos e doadores voluntários, vários vidas vem sendo salvas por conta das doações.

“Nos mobilizamos para trazer mais gente, mas como é dia útil algumas pessoas não puderam comparecer. Mas já conversamos com a coordenação do Banco de Sangue para que, no ano que vem, essa coleta seja feita no sábado, onde poderemos trazer cerca de cem doadores”, afirma Damiana Maria Silva Lima, coordenadora do Grupo da Saúde que faz trabalhos sociais na igreja Universal.

O Hemonúcleo de Rio Bonito completou 25 anos em abril. Nesse período foram mais de 42 mil doações de sangue e 84 mil vidas salvas, se tornando referência na região na coleta e distribuição de sangue para unidades de saúde conveniadas ao órgão, que fornece plasma (parte mais líquida e clara do sangue) e concentrado de hemácia (parte mais sólida e escura do sangue) para os municípios de Silva Jardim, Tanguá, Itaboraí e Casimiro de Abreu, além de unidades locais, como o Hospital Regional Darcy Vargas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Clínica de Doenças Renais.

“As pessoas devem ter consciência que esse ato salva vidas. Vale muito a pena ajudar o próximo. Isso que me faz vir até aqui e doar sangue”, garante Gerson da Silva Siqueira, doador voluntário há 10 anos.

Doador Voluntário – Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos. Pessoas com idade inferior a 18 anos (entre 16 e 17 anos) podem doar acompanhados do responsável ou com autorização prévia do responsável. O doador precisa pesar mais de 50 quilos e deve procurar o Centro Municipal de Hemoterapia de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h. Maiores informações podem ser obtidas no Hemonúcleo, localizado na Avenida Martinho de Almeida, 222 – Mangueirinha – Rio Bonito – RJ. (Anexo ao Loyola) – Tel. 2734-9705.

“Estamos precisando muito dos doadores voluntários, pois cada doação pode salvar até quatro vidas. Mas é necessário que as pessoas antes de vir doar se informem se elas estão aptas e não tenha impedimento para fazer isso”, explica Diretora Administrativa da unidade, Patrícia de Azevedo Carvalho de Almeida.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Rogério Rodrigues

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura