
O Festiva da Canção de Rio Bonito – Prêmio Gatão de Música Autoral homenageia um dos artistas mais respeitados e conhecidos da cidade: Sidney Nascimento da Silva, o Gatão. O festival retorna para o calendário de eventos da cidade e pretende movimentar a classe artística e musical da região. As inscrições para submissão da canção podem ser realizadas até o dia 3 de setembro (domingo).
O Festival, que tem o apoio da prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Educação, é promovido pela gravadora BPlay Music, e acontece no dia 16 de setembro. A intenção do evento é incentivar o gosto pela Música Popular Brasileira, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos e valorizar os artistas, compositores intérpretes da canção do município, além de promover o intercâmbio artístico-cultural.
O Big Cat – Sidney Nascimento da Silva, o Gatão, nasceu em 16 de junho de 1956, filho do lanterneiro Januário José da Silva Júnior e da funcionária pública do Estado, Dinair Nascimento da Silva. Morador do bairro Serra do Sambê, iniciou carreira musical na década de 60, com intensa atividade musical nas décadas seguintes, até final dos anos 80 e 90. Viajou por várias cidades e estados do Brasil tocando em bailes que faziam muito sucesso na época.

O popular gatão, era pintor, músico, artista e mestre das gentilezas, querido por todos quanto o conhecia.
Gravou um CD marcante com recorde de venda na cidade de Rio Bonito, com o título “A volta do Big Cat”, que teve como produtores Dawson Nascimento da Silva e Antônio Celso. Juntos conseguiram o apoio da classe empresarial da cidade para custear o projeto musical, que foi gravado no Maveric Estúdio, do Marcelo Kaus. O CD contou com participações especiais de Sheila Sá, além de outros artistas da cidade que apoiaram a iniciativa cultural. Por muitos anos Gatão realizou a decoração de carnaval da cidade, com painéis pintado por ele e pela sua equipe de trabalho, mostrando sua outra face artística.
Fatos marcantes na trajetória artística – No final da década de 80, Gatão ganhou um Show de Calouros no Programa do Chacrinha, apresentado no Motorista Futebol Clube. O fato ficou marcado na história da cidade. Por indicação do amigo Fabiano Martinez, a TV Record veio a Rio Bonito com uma equipe exclusivamente para entrevistar “O Big Cat”, na sua residência na Serra do Sambê, afim de registrar a trajetória de vida do artista. No dia seguinte, a matéria foi apresentada ao vivo no programa Balanço Geral, da Record, sob o comando de Wagner Montes, onde o artista cantou ao vivo as canções do seu CD, acompanhado pelos músicos de Rio Bonito, o irmão Bira Rasta no baixo, Marcelo Kaus, guitarra, Tirso teclados e Ducler na bateria. São alguns fatos que marcaram a trajetória desse artista que, com talento e muito carismo, ficou eternizado na memória da cidade.
Para participara do festival, o candidato deve enviar os formulários preenchidos descritos nos anexos abaixo para o e-mail festivaldacancaoriobonito@gmail.com e informar o link privado do YouTube com o vídeo da canção.
Mais informações podem ser obtidas no edital em anexo.
https://riobonito.rj.gov.br/festival-da-cancao-de-rio-bonito-tem-inscricoes-prorrogadas/