Ensino de iniciação à robótica começará no próximo ano letivo nas unidades escolares

A implantação do ensino à robótica começará no próximo ano letivo, em 2022, pela Prefeitura Municipal de Rio Bonito, através da Secretaria de Educação, acontecendo em duas etapas, sendo a primeira o projeto “Robótica Educacional”, capacitando professores tecnológicos da rede e a segunda com a chegada da proposta para os alunos do 6º ao 9º ano das unidades escolares.

A robótica é a ciência que estuda a inovação tecnológica para a construção de robôs com mecanismos automáticos e circuitos integrados que realizam movimentos e atividades humanas, sejam elas simples ou mais complexas. Esta forma de aprendizagem está sendo implantada com o objetivo de contribuir de forma educacional multidisciplinar nas escolas do município, além de agregar conhecimento para aplicação nas áreas da produção industrial, medicina e domésticas, além de auxiliar os alunos em diversas disciplinas como matemática, história, física, geografia e outras.

O coordenador do projeto, Carlos Ramalho, é professor recém-contratado da rede e deu início a carreira como desenvolvedor de sistemas e programador aos 14 anos de idade. Segundo ele, o convite para fazer parte da coordenação do projeto surgiu em meio a uma conversa com o secretário de Educação, Adalmir Cardoso. Ele apresentou seu projeto de mestrado em robótica e despertou o interesse para o início do projeto.

Desde o início da atual gestão, a equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) vem realizando um trabalho de campo em busca por municípios de todo estado do Rio de Janeiro que já realizaram a iniciativa ou algum trabalho semelhante em salas de aula.

“Junto com a equipe do NTM, fizemos visitas em alguns municípios para conhecer como cada cidade trabalha a robótica nas escolas e adequar à nossa realidade. Mas fomos surpreendidos pela chegada do Carlos através do processo seletivo e o projeto apresentado por ele atende às nossas necessidades”, expressou Adalmir Cardoso, secretário de Educação.

O Prefeito Leandro Peixe destaca que fazer de Rio Bonito uma cidade destaque em diversos sentidos faz parte de seu projeto junto à equipe que compõe a gestão atual e que a robótica inserida nas escolas é um avanço que faz parte desta conquista.

“Tudo que vem para somar e contribuir para o crescimento de Rio Bonito, dos profissionais, alunos, moradores ou turistas é de grande valia. Nós temos alunos em potencial para desenvolver projetos inovadores e todos serão reconhecidos por isso”, disse Peixe.
Formação dos profissionais

Os professores tecnológicos conheceram todo o projeto que será desenvolvido nas escolas do município durante a aula inaugural e ainda receberão cursos de formação em arduino – plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre – e em Scratch – linguagem de programação.

De acordo com o professor Rafael Tinoco, a robótica abrange diversas competências que são necessárias dentro das escolas.

“O momento agora é entender a ferramenta e a capacidade que ela tem dentro do ensino e fazer com que ela atenda ao Plano Municipal de Educação, à BNCC e a necessidade de cada escola”, disse o professor.

Texto: Silas Madeira