Encontro reúne Guardas Municipais Femininas do Estado

Representantes da Guarda Municipal de Rio Bonito e de outros 46 municípios do Rio e de diversos estados brasileiros participaram do 1º Encontro de Guardas Municipais Femininas do Rio de Janeiro. O objetivo foi discutir a implantação de políticas específicas para mulheres nas Guardas Municipais. Os debates abordaram temas como empoderamento feminino no âmbito das guardas municipais e o papel da mulher dentro das instituições. O evento, que contou com cerca de 360 guardas, foi realizado na sexta-feira (21), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto,  em Niterói.

Katia Bastos, guarda municipal em Niterói e responsável pela realização do encontro na cidade, explicou que o evento cumpriu o seu papel de discutir a capacitação das profissionais e fortalecer o papel das guardas femininas.

“A inserção da mulher na área da Segurança Pública e o empoderamento e a participação nos diferentes setores das guardas é um grande marco. Queremos mostrar, cada vez mais, a valorização e o trabalho das guardas”, explica Kátia.

Segundo o secretário de Gestão e Ordem Pública, Márcio Soares, o evento foi marcado por dinâmicas, palestras e a participação de mais de 300 guardas municipais de diversos grupamentos de todo o Estado. Os municípios enviaram representantes femininas para a troca de experiências e discussão de políticas públicas voltadas às mulheres.

Participaram do Encontro servidoras municipais de diversos segmentos da Guarda, dentre grupamentos especiais, táticos e operacionais, das cidades de Resende, Porto Real, Macaé, Nova Friburgo, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Silva Jardim, Teresópolis, Silva Jardim, Mangaratiba, Carapebus, Araruama, Quatis, Duque de Caxias, Belford Roxo, Quissamã, Paracambi, Maricá, São Gonçalo, Três Rios, Barra do Piraí, Miracema, Paraty, Nilópolis, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Rio Bonito, Itaboraí e Vassouras. Também marcaram presença servidoras e lideranças femininas dos estados de Minas Gerais, Pará e Alagoas.