Empresas participam da campanha itinerante do Novembro Azul

A secretaria de Saúde vem mobilizando a população e realizando vários eventos alusivos ao “Novembro Azul”, mês dedicado a saúde do homem. Além das palestras, os profissionais de saúde estão fazendo uma busca ativa nas empresas do município para atender aos homens, a partir dos 40 anos, que possuam alguma dificuldade de procurar atendimento médico. Nesta quarta-feira (6), a equipe que faz esse trabalho itinerante esteve na Illuminare, empresa que funciona no Condomínio Industrial de Rio Bonito. Os funcionários puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e coletar o sangue para fazer o PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata. Até o fim do mês, a meta é visitar cerca de 40 empresas.

“Aproveitei bastante a palestra e também a oportunidade de fazer esse exame na própria empresa. Muitas vezes a falta de tempo faz com que deixemos o cuidado com a saúde um pouco de lado”, afirma o funcionário Marcio Pereira Brum, 54, que ficou dois anos sem fazer qualquer exame preventivo.

A secretária municipal de Saúde, Dailane Magalhães explica que a iniciativa de ir até às empresas amplia o número de atendimentos e não interfere na rotina de trabalho.

“Esse trabalho itinerante, com a oferta de coleta de exames no próprio local de trabalho, vem fazendo a diferença no atendimento de quem, muitas vezes, não tem “tempo” para ir ao médico regularmente. Além da comodidade, a iniciativa não interfere na rotina de trabalho da empresa”, explicou Dailane.

Já foram atendidos os funcionários da Empresa Madoma, da secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Illuminare.

“Essa parceria com a secretaria de Saúde foi muito boa para a saúde da empresa. Quando soubemos do projeto e que as ações seriam na própria empresa, aceitamos de imediato. Mobilizamos os funcionários e passamos as informações sobre jejum para realização do exame. Temos um funcionário que faz acompanhamento médico e sabemos da rotina de faltar para fazer exames e depois levar para o médico. Mas o importante que tudo foi feito aqui, no próprio local de trabalho, sem atrapalhar o andamento da empresa”, garante a Coordenadora de Produção da Illuminare, Edna Santos.

Durante todo o mês de novembro, a secretaria de Saúde estará realizando vários eventos alusivos a Campanha Novembro Azul. Além das palestras, os profissionais de saúde irão percorrer cerca de 40 empresas do município para levar informações e chamar atenção para os riscos e métodos de prevenção do câncer de próstata, além dos fatores de risco da doença. É importante que as empresas do município participem dessa campanha.

“Nós estamos firmando essa parceria com os empresários para levar o trabalho de prevenção para os funcionários, como aferição da pressão arterial e coleta de sangue para a realização de vários exames, inclusive o PSA. As empresas que tiverem interessadas podem entrar em contato conosco”, explica a Coordenadora da Estratégia Saúde da Família e Serviço de Atenção Domiciliar, Roberta Frias Dermier.

Fotos: Galileu