“Dezembro Vermelho”: mês dedicado ao combate a Aids e DSTs

A secretaria de Estado de Saúde realizou uma palestra para enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de saúde de Rio Bonito, sobre a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, intitulada “Dezembro Vermelho”. O evento, realizado nesta quinta-feira (28), no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, contou com uma palestra ministrada pelas profissionais da Gerência Estadual de Saúde, Marine Brum, Mariana Barros (enfermeira) e Juliana Sobral (psicóloga). O tema da capacitação foi a “Transmissão Vertical do HIV”, quando é passada da mãe para o filho, durante o período da gestação (intrauterino), no parto ou pelo aleitamento materno.

A campanha “Dezembro Vermelho” tem foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Serão realizados, ao longo do mês de dezembro, vários eventos de promoção de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A criação do Dezembro Vermelho é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que instituíram o dia Primeiro de dezembro como Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A nomenclatura Dezembro Vermelho foi utilizada como forma de ampliar as ações de prevenção e combate à Aids em todo o mundo. A ideia é estender para as doenças sexualmente transmissíveis as mesmas campanhas que alertam para outras doenças, como o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata.

Durante todo o mês de dezembro, a secretaria de Saúde de Rio Bonito, através do Programa de DST/Aids, estará intensificando a oferta de teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis no município, como Sífilis, HIV (Aids), Hepatite B e Hepatite C, além da realização de palestras sobre DSTs.

Fotos: Galileu