Cooperação Técnica com a Fiperj fortalece a piscicultura

Investir na piscicultura, principalmente na produção de tilápia, pode ser uma alternativa lucrativa para pequenos produtores e comerciantes locais. Para orientar e incentivar o fortalecimento do setor em Rio Bonito, a secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Além de incentivar a produção de tilápia, vem capacitando os produtores, promovendo o acesso às técnicas de cultivo agroecológicas e implantando culturas diferentes na produção rural do município.

O produtor Ivaldo Guedes Marins, do Segundo Distrito, foi o primeiro agricultor do município a receber o Certificado do Projeto de Piscicultura, entregue esta semana. Este termo de Cooperação Técnica com a FIPERJ vem trazendo benefícios para a atividade da piscicultura, pois agrega técnica a vocação natural que Rio Bonito possui para alavancar o setor, como abundância de água de qualidade, temperatura ideal, fácil acesso logístico e proximidade aos grandes centros consumidores de pescado, sendo um lugar ideal para a prática da piscicultura.

“Essa é uma atividade econômica muito importante que vem crescendo no Brasil, e vem incentivando o agronegócio e garantindo emprego e renda para muitos moradores do município”, afirma o secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira.

Além de orientação técnica, essa parceria com a Fiperj vem favorecendo os pequenos produtores com conhecimento e suporte das atividades, os processos de legalização da atividade que realiza, além de acesso às linhas de crédito disponíveis para o desenvolvimento das atividades de piscicultura e aqüicultura no município.  Os técnicos da secretaria de Agricultura estão visitando os produtores que já trabalham com criação de peixes ou desejam iniciar na atividade, buscando e levando informações sobre regulamentação, entre outros assuntos.

Incentivo ao Agronegócio –  O prefeito Leandro Peixe é um entusiasta neste segmento e sempre deixou claro o desejo pelo crescimento do setor e a geração de empregos.

“A secretaria de Agricultura vem trabalhando nesse sentido  e investindo na piscicultura que é uma atividade produtiva rica, extensa e com impacto bastante positivo na economia, pois gera emprego e renda, além de movimentar diretamente o setor rural”, garante o prefeito.

Texto: Denilson Santos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura