Cooperação Técnica com a Fiperj fortalece a agricultura familiar

Para orientar e incentivar o fortalecimento a agricultura familiar em Rio Bonito, a secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico assinou um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, no ano passado. Além de incentivar a produção de tilápia, vem capacitando os produtores, promovendo o acesso às técnicas de cultivo agroecológicas e implantando culturas diferentes na produção rural do município.

A aplicação dos benefícios do TCT foi pauta de uma reunião nesta segunda-feira (27) na secretaria municipal de Meio Ambiente, entre os técnicos da Fiperj, o responsável pelo licenciamento ambiental, Guilbert Amaral, e a veterinária da Secretaria de Agricultura, Renata dos Santos Brandão, que acompanha as visitas técnicas. Eles também estiveram numa propriedade no bairro Catimbau, onde os agricultores desejam implantar a tilapicultura e ranicultura para fins comerciais, e também estabelecer uma unidade de beneficiamento, utilizando recursos do crédito rural.

Este termo de Cooperação Técnica com a FIPERJ vem trazendo benefícios para a atividade da piscicultura, pois agrega técnica a vocação natural que Rio Bonito possui para alavancar o setor, como abundância de água, fácil acesso logístico e proximidade aos grandes centros consumidores de pescado.

“O estreitamento de laços com os órgãos técnicos do estado é de fundamental importância para a qualificação da piscicultura em Rio Bonito, que aliado à nossa aptidão ambiental de quantidade e qualidade de água, temperatura ideal, e excelente localização geográfica e proximidade aos grandes centros consumidores, fazem da piscicultura uma das prioridades de trabalho para a atual gestão”, enfatizou secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira.