Conferência Municipal de Saúde debate a participação social no SUS

Profissionais das áreas de saúde de Rio Bonito e representantes da sociedade civil participaram da 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na sexta-feira (23/106), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das 8 às 18 horas. O evento, que contou com a participação do Senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), do prefeito José Luiz Antunes, do secretário de Saúde, Matheus Neto e de Promoção Social, Lilian Anunes, teve como objetivo avaliar a situação do setor de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde. Durante o evento também foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2017/2019.

Com o tema “O Controle Social nas Políticas Públicas de Saúde”, a conferência também debateu o fortalecimento do SUS através da participação em conjunto dos usuários, profissionais de saúde e gestores. Secretária de Saúde de Rio Bonito entre 2008 e 2012, Maria Juraci De Andrade deu uma palestra sobre o tema fazendo um histórico do SUS, como funcionava antes de se implantado e suas responsabilidades. Em sua fala reforçou a importância da participação social.

“O SUS é nosso, por isso precisa ser construído com o apoio dos usuários, profissionais e gestores, através do diálogo e debates de ideias tendo em vista que as propostas discutidas na Conferência serão incorporadas no plano plurianual municipal”, disse Juraci.

 

O prefeito José Luiz Antunes disse que o tema da conferência é muito importante e conta com o apoio de todos para melhorar ainda mais a saúde.

“Saúde não se faz somente com  profissionais de saúde. Vai muito além disso. Se faz com o apoio de todos e é isso que esperamos para que possamos lutar pela saúde do nosso povo. Por isso as pré-conferências e a presença de todos aqui é muito importante. Fico feliz por este teatro estar cheio”, declarou Mandiocão.

Atual Secretário e Presidente do Conselho de Saúde, Matheus Neto fez um apanhado da situação da saúde do município encontrada no começo do ano, deixada pelo governo anterior – como patrimônios sucateados, instalações comprometidas e funcionários sem receber – e apresentou os resultados após seis meses da gestão.

“Grande maioria das nossas metas foram alcançadas. Nós temos hoje as unidades com seus quadros recompostos. A nossa meta é que na próxima semana a Clinica da Família, na Praça Cruzeiro, já esteja funcionando, dando referência a quatro unidades de ESFs, atendendo uma população de 14 mil pessoas com qualidade. Nós estamos aplicando a ciência, os princípios e os valores do SUS para que tudo funcione bem. Encontramos a UPA, que já foi uma das melhores, em situação precária. Nós fizemos uma reforma emergencial em algumas áreas e estamos qualificando a equipe. Tudo isso sem o recurso do Estado do Rio de Janeiro, que há 20 meses não faz o repasse. Mas com todas as dificuldades colocamos para funcionar com dignidade. Iremos dobrar o atendimento oncológico. Fizemos a contratação de especialistas. No dia de hoje nós iremos estabelecer novas metas com o apoio de todos os presentes.” Detalhou Matheus.

Depois da plenária de abertura, onde foi lido o Regimento Interno da Conferência, foram realizadas palestras com temas ligados a saúde. Após os debates temáticos e rodas de discussão em grupo, foi realizada a eleição dos Novos Membros do Conselho de Saúde.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Dia D Fumaça Zero

Visualizações 20 O “Dia D Fumaça Zero” foi uma forma escolhida para conscientizar a população contra as queimadas ilegais. Regularmente, o fogo

Rio Bonito - RJ

13°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura