Campanha de Reciclagem de Óleo de Cozinha é implantada pela Secretaria de Meio Ambiente

O óleo de cozinha é utilizado em restaurantes, bares e nas casas, mas ainda existem muitas pessoas que despejam o óleo usado na pia ou até mesmo no vaso sanitário. O que provavelmente poucos saibam é que a reciclagem deste material é possível e deve ser incentivada entre amigos, colegas e familiares.

Quando descartado de maneira incorreta o óleo pode contaminar rios, mares e represas, levando a morte de diversas espécies aquáticas. Caso chegue ao solo, o óleo o impermeabiliza, é absorvido pelas plantas, prejudicando-as, além de afetar o lençol freático. Ao se decompor, o óleo de cozinha libera gás metano, que é altamente poluente e aumenta a temperatura e o clima do planeta, contribuindo com o efeito estufa. Com apenas 1 litro de óleo, 20 mil litros de água podem ser contaminadas.

Quando o óleo é descartado de forma indevida, a gordura entra na rede de esgoto causando entupimento dos canos, caso não haja um tratamento adequado, causando mais danos ambientais, já que para desentupir o encanamento é necessário o uso dos produtos químicos poluentes.

Aqueles que desejam ajudar com a reciclagem de óleo de cozinha devem esperar o material esfriar, despejá-lo em um recipiente, como garrafa PET, e em seguida levar

Caso deseje ajudar com a reciclagem de óleo de cozinha, você deve esperar a gordura utilizada esfriar, despejá-lo em uma garrafa PET e em seguida basta levar o material coletado para algum ponto de coleta que destinará o óleo para o local adequado. Consequentemente ele é levado às empresas de reciclagem, o óleo será transformado em sabão, detergente e até biodiesel.

Atualmente o material usado pode ser entregue para reciclagem diretamente na Secretaria Meio Ambiente, e em breve novos pontos de coleta serão inseridos no município.

Contribua para um ambiente mais saudável. Recicle e cuide do nosso planeta.

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

21°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura