A prefeitura de Rio Bonito, em parceria com a CCR Via Lagos, através do Instituto CCR, e o Instituto CRESCER, iniciou nesta semana as atividades do programa Caminhos para a Cidadania, com a realização do Encontro de Formação para os professores do 4° e 5° das escolas municipais, que participarão do treinamento para aplicação dos temas segurança de trânsito e cidadania. Ao longo do ano, os professores participam de diversas atividades, que abordam técnicas de ensino do conteúdo do Programa, além de dinâmicas de grupos que estimulam o desenvolvimento de ações lúdicas com os alunos.
Segundo a Coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria de Educação de Rio Bonito, Marilene Mendes, o Caminhos para a Cidadania é voltado à mobilidade, cidadania e preservação da vida. Este ano, a segurança no trânsito, um dos focos do programa, passará a ser trabalhada com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino.
Até 2017, uma série estudava trânsito, enquanto a outra estudava meio ambiente.
O programa também oferece material didático exclusivo – livros para alunos e educadores, treinamentos pedagógicos para dinamização do aprendizado em sala de aula e atividades complementares, como peças teatrais, blitz e campanhas educativas, que contribui para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos.
“O nosso município participa do programa desde 2010. E posso afirmar que desde essa época os alunos têm informações sobre os assuntos abordados de uma forma positiva e gratificante, porque se sentem importantes em estar conscientizando seus colegas, pais e todos que os cercam em relação aos cuidados relacionados aos temas aprendidos”, afirma Marilene.
Texto: Denilson Santos
Fotos: César Augusto Galeão