Alunos da Sala de Recursos encenam peça em comemoração ao Dia do Surdo

O Dia Nacional do Surdo em Rio Bonito foi marcado por uma comemoração no Espaço Cultural Lona na Lua, no Centro, que contou com a participação dos alunos e professores do Espaço Bilíngue Libras/Língua Portuguesa e da Sala de Recursos Multifuncional do Colégio Municipal Maurício Kopke. O evento, que contou com o apoio e parceria do ator e produtor Zeca Novaes, teve apresentação teatral, com a participação do professor  Tarcísio Torres e alunos surdos do município.

“Foi uma manhã que ficará marcada na história dos surdos de Rio Bonito, por começar a contar a história da comunidade surda para os alunos surdos que ainda não conheciam as lutas e conquistas desta comunidade”, afirma a professora Fernanda Crosoé.

Uma das principais conquistas dessa luta que vem sendo travadas pela comunidade surda, é comemorada no dia 26 de setembro,  data que marca a inauguração da primeira escola para surdos no Brasil: o INES, localizado e no bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro,  sendo até hoje uma referência para educação de surdos no Brasil.

A Libras é uma língua oficial do Brasil – A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei, possui o mesmo status que o português. É uma língua completa (e não linguagem), com estrutura gramatical própria. Na Libras, por exemplo, não existem tempos verbais ou artigos – a organização das informações é totalmente diferente do português. Não só os sinais são importantes, mas também as expressões faciais e corporais. Dependendo do sinal, ele pode ser igual nas mãos, mas com uma expressão diferente, ele pode mudar todo o sentido de uma frase.

Cerca de 80% dos surdos do mundo são analfabetos nas línguas escritas – De acordo com a WFD (Federação Mundial dos Surdos, na sigla em inglês), 80% dos surdos de todo o mundo têm baixa escolaridade e problemas de alfabetização. E no Brasil a situação não é diferente, já que a grande maioria dos surdos não tem uma boa compreensão do português, ou seja, não entendem ou têm dificuldades para ler e escrever. Por conta disso isso, eles dependem exclusivamente da língua de sinais para se comunicar e obter informação. A dificuldade de aprendizado da língua portuguesa escrita pode estar ligada a diversos fatores, como a impossibilidade de aprender através da fonética e som, a aquisição de linguagem tardia, ou mesmo, a diferença da estrutura gramatical da Libras e do português.

A língua de sinais não é universal – Como qualquer outra língua, cada local tem seu desenvolvimento próprio. Por exemplo, nos Estados Unidos a língua de sinais utilizada é a American Sign Language (ASL) e em Portugal é Língua Gestual Portuguesa (LGP), ambas são diferentes da Libras. As línguas de sinais têm direito inclusive a regionalismos, assim como temos aipim, macaxeira e mandioca, também há sinais diferentes para a mesma palavra dentro do mesmo país.

Surdo-mudo é um termo incorreto – O termo surdo-mudo é incorreto e nunca deve ser usado. A pessoa ser deficiente auditiva não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência e é raro ver as duas acontecendo ao mesmo tempo. A realidade é que muitos surdos, por não ouvirem, acabam não desenvolvendo a fala.

Acessibilidade em Libras é obrigatória – Em janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A lei promove mudanças significativas em diversas áreas como educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura. Uma das conquistas importantes é do acesso a informação, agora que os sites precisam estar acessíveis. Além disso, também é exigido que os serviços de empresas ou órgãos públicos ofereçam acessibilidade para as pessoas com deficiência. Fonte: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).