Adiada a cobrança de tributos para os Micros Empreendedores Individuais

Mais uma ação para minimizar os efeitos da crise causada pelo coronavírus. Na última semana, o Comitê Gestor do Simples Nacional anunciou que o pagamento de tributo dos Micros Empreendedores Individuais (MEI) ganha novos prazos. A partir do mês de abril, os valores serão prorrogados tendo as datas de vencimento entre abril e dezembro. Na categoria de micro empreendedor, estão enquadrados trabalhadores como Uber, entregador de comidas, pequenos empresários, donos de negócios em desenvolvimento, restaurantes, salões de beleza, entre outros.

As novas datas de pagamento dos impostos acontecerão todas a partir do segundo semestre e estão sujeitas a prorrogação caso a crise gerada pelo coronavírus perdure. Os envios de abril, maio e junho acontecerão da seguinte forma: a cobrança referente ao mês de março de 2020, com vencimento inicial em 20 de abril deste ano, ficará com validade para 20 de outubro; a cobrança referente ao mês de abril, com vencimento inicial em 20 de maio de 2020, ficará com validade para 20 de novembro; já a cobrança referente ao mês de maio, com vencimento inicial em 20 de junho de 2020, ficará com validade para 20 de dezembro. No entanto, é preciso estar atento, pois as guias de fevereiro, que tinham como data máxima o dia 20 de março, ainda precisam ser pagas e estão sujeitas a juros.