Ações de monitoramento, manutenção e melhorias nos corpos hídricos são realizados na cidade

Dando continuidade às ações de monitoramento, manutenção e melhorias nos corpos hídricos da cidade, uma vistoria de áreas sensíveis e vulneráveis foi realizada pela Prefeitura Municipal de Rio Bonito, na manhã desta quinta-feira (06), com a presença do Prefeito Leandro Peixe, dos secretários Murilo Balbino (Meio Ambiente), Sandro Arantes (Obras e Serviços Públicos), além do Diretor de Recuperação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Daniel Moraes, junto a sua equipe.

Os representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade percorreram algumas áreas sensíveis do município, que mais foram afetadas pelas fortes chuvas recentes, para avaliar as vulnerabilidades nos rios da cidade, propor soluções técnicas para minimizar os impactos das chuvas e ainda ampliar a mobilidade urbana.

A localidade do Sambê, atingida por precipitações na última semana, recebeu uma equipe para dar início as intervenções e ampliar a capacidade de escoamento das águas, com desobstrução dos canais e remoção de obstáculos que impediam o livre curso das águas.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos ainda está realizando a expansão de manilhamento e acesso de passagem para pedestres, auxiliando as famílias que foram afetadas pelas chuvas.

Na oportunidade, o Prefeito Leandro Peixe parou para ouvir os moradores sobre o ocorrido e suas necessidades e afirmou que as equipes responsáveis estão engajadas para atender o anseio de todos eles.

“O bairro foi muito atingido com as últimas chuvas que caíram na nossa cidade, nessa região, e faremos de tudo para oferecer toda assistência que a comunidade precisa neste momento”, concluiu Peixe.

A forma de descarte inapropriada do lixo pode desencadear problemas socioambientais graves, como no caso do Sambê, somando para o entupindo das galerias pluviais, além da construção de acessos construídas sem planejamento, que dificultaram ainda mais a passagem e o fluxo de água.

Últimas Chuvas – Com as fortes pancadas de chuva do dia 22 e 30 de dezembro, o bairro Sambê ficou em estado de emergência após sofrer alagamento na principal estrada do local e nas residências próximas às margens do rio.

O Chefe do Executivo acionou as equipes responsáveis, desde o dia 23 de dezembro, buscando estratégias para sanar os problemas. Uma comitiva de secretários, equipe da Defesa Civil e demais técnicos retornaram à localidade no dia 31 de dezembro e nesta quinta-feira, 06 de janeiro, junto aos especialistas do INEA para orientar sobre a solução dos problemas da comunidade.

A visita do corpo técnico do Estado ainda avaliou possíveis gargalos de escoamento na região central da cidade, com identificação de pontos de estrangulamento no Green Valley, Rua Rodrigues Coelho, Beira Rio, Avenida Santos Dumont, Avenida Epifânio e Bela Vista.

Fotos: Nilton Carlos
Texto: Silas Madeira

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

30°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura