O Centro Municipal de Equoterapia está ativo e retomou suas atividades, após um período de reestruturação, com foco em oferecer um serviço de qualidade para a comunidade. O projeto é fruto de uma parceria entre várias secretarias municipais, incluindo Agricultura, Assistência Social, Saúde, Inclusão Social e Educação. O Centro de Equoterapia funciona no Parque de Exposições de Rio Bonito (Rodovia Via Lagos, Km 9 – Prainha) e o atendimento é feito as terças e quintas-feiras, das 8 às 16 horas. Para participar é necessário encaminhamento médico liberando o tratamento. A inscrição é presencial no mesmo local do tratamento e sujeita a disponibilidade de vagas.
O Centro de Equoterapia de Rio Bonito é reconhecido como uma referência na região, atendendo pacientes com diversas necessidades especiais, como síndrome de Down e autismo. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo para promover o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional de seus praticantes.
O projeto foi retomado com o objetivo de oferecer um serviço mais eficiente e legalizado, visando o bem-estar e a inclusão social dos praticantes, como são chamados os pacientes que fazem parte do programa. A iniciativa demonstra o compromisso da prefeitura de Rio Bonito com a qualidade de vida de seus cidadãos, promovendo o desenvolvimento e resgatando o orgulho de viver na cidade.
Além das atividades terapêuticas, o centro promove eventos e confraternizações para os pacientes e suas famílias, como forma de celebrar os avanços e fortalecer os vínculos entre todos os envolvidos no projeto.
Centro de Equoterapia – O projeto é desenvolvido no Parque de Exposições (Rodovia Via Lagos, Km 9 – Prainha). No local, adultos e crianças a partir de 2 anos fazem o tratamento em cima de cavalos que são treinados e dessensibilizados para a função. Na equipe há profissionais de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, e equitador, que realizam a terapia somente com indicação médica.
Serviço:
O Centro de Equoterapia funciona no Parque de Exposições de Rio Bonito, Rodovia Via Lagos, Km 9 – Prainha.
Atendimentos: terças e quintas, das 8h às 16h. Para participar, é necessário:• Encaminhamento médico liberando o tratamento. I
• Inscrição presencial com a equipe no Parque de Exposições.
• Aguardar contato da equipe quando houver vaga disponível.
Texto: Denilson Santos


