O Projeto Castramóvel Municipal está de volta. O prefeito Marcos Abrahão deu início oficialmente aos trabalhos da unidade móvel de atendimento veterinário itinerante, que vem levando o serviço de castração gratuita de cães e gatos para diferentes bairros e comunidades. O objetivo é promover a saúde animal, controlar a população de cães e gatos e prevenir o abandono, especialmente entre famílias de baixa renda e protetores de animais.
O Castramóvel está estacionado, a princípio, num ponto fixo dentro da Parque Natural Vale Verde (Praça do Green Valley). Os procedimentos cirúrgicos de castração estão sendo realizados de terça a quinta-feira, com horários previamente agendados. O cadastro é feito diretamente na sala da Vigilância Ambiental em Saúde, que funciona na antiga Casa do Futuro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. No mesmo dia do agendamento são repassadas as informações em relação aos cuidados pré-operatórios.
Atualmente estão em andamento a castração dos 612 animais (cães e gatos) pré-cadastrados durante o mês de maio. Os tutores desses animais estão sendo contatados via WhatsApp (contato direto da Vigilância Ambiental) sobre o dia do atendimento.
A primeira etapa de castração serão com os felinos (machos e femeas), e, posteriormente aberto para os caninos. Tutores de felinos que não realizaram o pré-cadastro podem devem comparecer na Vigilância Ambiental em Saúde.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


