A secretaria de Saúde começou a aplicar a vacina meningocócica ACWY, como reforço contra a meningite bacteriana para crianças de 12 meses. A mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde no último fim de semana e amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. Em Rio Bonito, as doses estão disponíveis nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Rio Seco e do Parque Andrea , no Centro Pediátrico Dr. Almir Branco (Centro) e no Ambulatório Municipal de Boa Esperança. Não é necessário agendamento, e para receber a dose é preciso apresentar os seguintes documento: caderneta de vacinação, CPF e o cartão SUS. O atendimento é das 8 às 16 horas.
Atualmente, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, e um reforço com a mesma dose aos 12 meses. Com a atualização anunciada pelo Ministério da Saúde, o reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. Até então, a ACWY era aplicada, na rede púbica, apenas em adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal.
O Ministério da Saúde informou que crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento. Já as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber a dose de reforço com a ACWY. Dados do próprio ministério mostram que, em 2025, o Brasil registrou, até o momento, 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 do tipo viral e 1.091 por outras causas ou de tipos não identificados.
A doença – A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer com metástase nas meninges, lúpus, reações a medicamentos e traumatismos cranianos.
As meningites bacterianas, de acordo com o ministério, são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as meningites virais predominam nas estações da primavera e do verão. Outras vacinas disponíveis no SUS, como a BCG, a penta e as pneumocócicas 10, 13 e 23 valentes, segundo o ministério, também ajudam a proteger contra algumas formas de meningite.
Texto: Denilson Santos