As 39 escolas do município abriram as portas nesta segunda-feira (10) para receber os mais de oito mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, incluindo os da educação infantil e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para suportar essa demanda sem perder a qualidade do ensino, a prefeitura de Rio Bonito realizou obras em várias escolas e agilizou o processo de matrícula de novos e antigos estudantes. A secretária de educação, Mônica Magrinni, esteve na escola municipal Mauricio, no Centro, para receber e acolher os alunos.
Segundo a Secretaria de Educação, o ano letivo contará com projetos pedagógicos ao longo do ano, que trazem dinamismo ao ensino, simplificando conteúdos mais complexos e alcançando melhores resultados.
“Ajustamos todos os detalhes para que nossos alunos sejam acolhidos com dignidade. Da Zona Rural ao Centro, todas as unidades escolares do município trouxeram uma recepção calorosa na volta às aulas do município”, afirmou a secretária.
Aulas sem Celular – Este será o primeiro ano de vigência da proibição do uso de celulares pelos estudantes em todos os espaços das unidades municipais de ensino. Agora, não é mais permitido que crianças e adolescentes utilizem o celular em salas de aula e intervalos, a menos que seja para fins pedagógicos e com a orientação do professor. A medida foi adotada após a sanção da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso dos aparelhos nas escolas para proteger a saúde mental, física e emocional dos estudantes. Além disso, a nova lei objetiva a melhoria da aprendizagem e contribui para o desenvolvimento socioemocional dos jovens.