Os 58 convocados do concurso público, realizado no primeiro semestre deste ano, para ingressar nos quadros da Guarda Municipal de Rio Bonito tiveram uma prévia do que irão aprender, para estarem aptos a ingressar no patrulhamento de rua. A Aula Inaugural do Curso de Formação Profissional de Guardas Civis Municipais, realizada nesta sexta-feira (9) no Clube de Tiro Rearmy, no Centro, foi promovida pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, através de uma parceria com a Guarda Civil de Tanguá, que disponibilizará seu setor de Educação, Formação e Treinamento para a capacitação dos futuros agentes. As aulas serão ministradas no prédio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) de Rio Bonito, no turno da noite e aos sábados.
Os novos agentes terão aulas teóricas e práticas focadas em estratégias operacionais e práticas moderna de segurança pública, e ministradas por um corpo de professores composto pelos melhores profissionais das diversas áreas do conhecimento, segundo a matriz curricular nacional para a formação das guardas municipais, do Ministério da Justiça. Eles aprenderão, entre outras coisas, noções de abordagem, comunicação não violenta, direitos humanos dentre outros temas.
Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Rogério Góes, a formação de novos guardas representa um marco histórico e trará benefícios significativos para a segurança local.
“A formação consiste na qualificação profissional da Guarda Civil Municipal, com o intuito de capacitar e estruturar seus componentes para melhor atuação na segurança pública municipal, trabalhando de forma integrada com os demais órgãos de segurança. Isso será de fundamental importância para o trabalho da corporação e trará resultados positivos na segurança da população”, garante o secretário.
Carga horária e treinamento – A carga horária do curso é de 728 horas-aula, divididas em atividades práticas e teóricas, com disciplinas como direito penal e processual penal; técnicas de abordagem; gestão e mediação de conflitos; defesa pessoal; legislação de trânsito; legislação ambiental; legislação de posturas municipais. Dentre as disciplinas com maior foco estão gestão de conflitos, comunicação não violenta, primeiros socorros, além de toda a legislação vigente e utilização de equipamentos menos letais.
Durante o evento, o prefeito Leandro Peixe anunciou a aquisição de três novos veículos para reforçar o trabalho da Guarda Municipal.
“Acabamos de licitar três novos veículos que chegarão para serviço da Guarda Municipal. Nós temos o concurso, temos a preparação e temos os equipamentos para prestar melhor serviço para a nossa população. Além disso, estamos trazendo uma escola de formação para servidores públicos, que serão capacitados com diversos cursos disponíveis para a capacitação dos nossos novos servidores”, afirmou o prefeito.
O Comandante da CGM de Tanguá, Wesley Lopes, falou da sua expectativa em relação ao reforço da segurança público com a formação dos novos guardas civis.
“Acredito que hoje é o maior investimento em segurança e contratação profissional feita em Rio Bonito. Agradeço ao prefeito Leandro Peixe e o secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Rogério Góes, por acreditarem na segurança municipal. Através desse acordo de cooperação técnica entre os municípios, as instituições se tornam irmãs e se estabelecem em crescimento mútuo”, garante.
Dentre as autoridades presentes, estavam o Delegado de Polícia Federal, Dr. Rogério Luz, o Delegado de Polícia Civil da 119º DP de Rio Bonito, Dr. Alexandre Neto, Comandante da GCM de Rio Bonito, Renato Flores, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Rogério Góes, o presidente da Câmara de Vereadores de Tanguá, Serginho Aguiar, o Comandante da CGM de Tanguá, Wesley Lopes, o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Bonito, Alex da Guarda, o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, o Major da Polícia Militar do Rio de Janeiro e coordenador da 4ª região do CProeis, Weidder, subcomandante do 35º Batalhão Major Toledo, comandante da 3ª CIA de Rio Bonito Tentente Vitor Vieira, o Deputado Federal Sargento Portugal, e empresário e proprietário do Clube de Tiro Rearmy Walter Jr.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Natan Duarte