A prefeitura de Rio Bonito vem, nos últimos anos, realizando obras de prevenção para minimizar o impacto das chuvas que, geralmente, ficam mais intensas no verão. Para se prevenir de problemas como este, a prefeitura vem utilizando equipamentos e mão de obra especializada para desenvolver, de forma contínua, ações de desassoreamento e dragagem de rios e canais da cidade, através do Programa Limpa Rio, em parceria com o Governo do Estado. Nesta segunda-feira (19), as ações do programa chegaram ao bairro Sambê, com a limpeza e o desassoreamento de rios e canais da região, com o reforço da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos que está fazendo a troca de manilha para melhor a drenagem das ruas do bairro.
Desde o início do programa no município, no primeiro semestre de 2021, os principais rios da cidade foram atendidos, beneficiando uma extensão de aproximadamente 15 quilômetros distribuídos entre os três distritos (Centro, Basílio e Boa Esperança). O projeto é capitaneado pelo Instituto Estadual do ambiente (INEA), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). O objetivo é realizar manutenções e limpezas dos leitos e margens de corpos hídricos, trabalhando na retirada de sedimentos e poluentes, a fim de descartá-los em seu local correto de destino. A ação também permite uma diminuição nos impactos negativos causados por períodos de fortes chuvas e ainda estimula a preservação do meio ambiente.
Bairro Beneficiados – Essas ações já promoveram os serviços de manutenção e limpeza de mais de 15 km de leitos e margens de rios e canais, com desassoreamento e requalificação das margens, prevenindo a proliferação de vetores e riscos de inundações. O Limpa Rio Rio já passou pelos bairros Bela Vista (Centro), Colina da Primavera, Mangueira, Rio Vermelho, Basílio, Parque das Acácias, Cambucás, Green Valley e Centro, além do Parque Andrea, no Segundo Distrito, entre outros.
Texto: Denilson Santos