O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) aprovou, por unanimidade, a prestação de contas do município de Rio Bonito referente ao exercício de 2021, em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (4).
Destaque para as áreas da educação e saúde, onde foram aplicados percentuais relevantes do orçamento. Na educação a utilização de 30,38% do orçamento, quando a lei exige 25%, já na saúde uma utilização de 26,39%, quando a lei exige 15%.
O Prefeito Leandro Peixe, enfatiza que a aprovação no TCE é de suma importância para o compromisso com a responsabilidade fiscal.
“É muito importante termos nossas contas aprovadas já no primeiro ano do nosso governo, e em nossa primeira experiência na administração pública. Sempre falo da importância de uma escolha técnica na formação da equipe, e esse é um sinal claro de que estamos no caminho certo. Lembro que nosso primeiro ano de gestão foi em meio a uma alta de Covid-19, e ainda assim, conseguimos honrar nossos compromissos com fornecedores, servidores e afins. A aprovação das contas no TCE nos mostra que precisamos continuar executando as políticas públicas, especialmente, nas áreas da educação, saúde, assistência social e segurança, para que Rio Bonito siga crescendo, e nossa população tenha melhor qualidade de vida”.
A controladora geral do município, Mirilza Alves, enfatiza o trabalho realizado em equipe.
“Ao longo desse governo, mantemos sempre o compromisso com a gestão pública e principalmente com a população, esse resultado é fruto de um trabalho realizado em conjunto com a secretaria de finanças, planejamento e os setores de Contabilidade Geral da Prefeitura. Além de ser um dever de todos os governos, a prestação de contas é um direito daqueles que confiaram o seu voto e apoiam a gestão”.
O secretário de planejamento, Fabiano Melo reafirma o compromisso com a gestão financeira.
“Administramos a cidade mantendo o foco na gestão. Todas as áreas são importantes e recebem a nossa atenção, incluindo o equilíbrio das contas públicas. O parecer favorável do TCE é de extrema importância e reflete exatamente isso, é resultado de um trabalho sério e feito com a responsabilidade que a população merece. As análises são profundas nas áreas contábil, financeira, orçamentária e patrimonial. Essa aprovação foi possível graças a uma gestão financeira com compromisso, responsável, além do planejamento e controle dos gastos públicos”.


