UPA completa 10 anos em setembro e passa por reformas

A segunda etapa das obras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Bonito está a todo vapor. A unidade de saúde é referência na região e faz uma média mensal de três mil atendimentos, principalmente para moradores de Tanguá, Silva Jardim e do próprio município. O foco desta etapa da obra é a troca do telhado e a troca e reforço na estrutura de ferro que sustenta o piso da sala vermelha, da sala de medicação, dos onze consultórios médicos, além do salão da recepção e banheiros, setor administrativo, incluindo alojamentos (masculino e feminino), copa, refeitório e laboratório, que estão sendo concluídos.

De acordo com o Coordenador da UPA, Sergio Brazil, toda essa estrutura ficou por muito tempo sem passar por reforma. Os sinais do desgaste ficaram visíveis principalmente nos pisos dos consultórios e corredores da unidade, que é feito de placas de madeira e revestido por uma manta especial, emborrachada, que é feito sob medida.

“As obras começaram no ano passado e estão sendo realizadas em etapas, de forma que não prejudique o atendimento médico. Na primeira etapa foram feitas obras em quatro consultórios, na sala de Raios-X, na sala Amarela, que é usada para internação, na sala de medicação, nos corredores e na sala de curativos e sutura”, esclareceu o coordenador.

A UPA completa dez anos em setembro sem nunca ter passado por uma reforma desse porte. A unidade de saúde dispõe de clínica médica e pediatria 24h, laboratório para realização de exames, sala de Raios-X, sutura (ponto), medicação e nebulização. Possui leitos de observação para adultos e crianças e uma sala “vermelha”, com leitos e equipamentos para receber e estabilizar pacientes em estado grave até que sejam removidos para algum hospital de referência.

“As obras ainda estão em andamento, mas este ano já realizamos o reforço na estrutura de ferro e troca de piso em onze consultórios, na sala de sutura e na sala de procedimentos. Hoje reabrimos a sala vermelha, que possui dez leitos, instalamos novos ar condicionados que, com certeza vai melhorar o atendimento à população”, garante  Sergio Brazil.

Referência na Região – A UPA é responsável por resolver grande parte das urgências e emergências do município, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, o que ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros do Hospital Darcy Vargas e de hospitais da região. Mesmo com esse histórico, nunca passou por uma reforma tão profunda nos últimos anos.

Dentro de sua proposta de priorizar a saúde em sua administração, o prefeito José Luiz Mandiocão tem viabilizado uma série de obras e ações no setor.

“A UPA é nossa unidade de atendimento de urgências e emergências e nosso objetivo é sempre manter no local um padrão de atendimento de alto nível para oferecer o melhor para nossa população. Nossa UPA é referência na região e atrai moradores de outras cidades”, disse o prefeito.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Rogério Rodrigues

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Heavy Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura