A secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), por meio do Programa Estadual de Artesanato, entregou nesta sexta-feira (29/11) 40 Carteiras Nacional do Artesão a profissionais do município. O documento, que reconhece oficialmente a atividade dos artesãos em todo o território nacional, foi concedido aos artífices que cumpriram todas as etapas do cadastramento exigidas pelo programa. A cerimônia, realizada no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura, contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, do Coordenador do Programa Estadual de Artesanato, Marcel Vasconcelos, do Chefe de Gabinete, Lucas Mendes, da Coordenadora de Turismo Religioso, Natcha Dias, além do ex-secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, entre outros.
Para o Secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, as parcerias são fundamentais para ampliar o trabalho iniciado nas feiras realizadas na cidade.
“Essa entrega é fruto de um trabalho que começou lá em 2021, onde conseguimos diversas parcerias com hotéis e restaurantes, e também um local apropriado para expor o trabalho dos artesãos na praça central. Além disso, hoje nossos artesãos trazem em seu trabalho a identidade da nossa cidade e nossa cultura. Fico muito feliz que mais essa etapa está sendo concluída”, declarou o secretário.
Benefícios – A Carteira Nacional do Artesão proporciona aos profissionais acesso a políticas públicas como microcrédito e descontos, além de permitir a participação em feiras de diferentes níveis. Os artesãos também podem se beneficiar de cursos de capacitação, oferecidos para expandir suas técnicas, produtos e vendas, contribuindo para o aumento da renda.
“Saímos do décimo para o 2º lugar no cadastro nacional. O maior benefício da carteira é o reconhecimento da profissão em todo o território nacional. Além disso, o documento serve como pré-requisito de uma linha de crédito, por meio da parceria com a AgeRio, fora as oportunidades de capacitação por meio de parcerias com o Sebrae”, afirmou o Coordenador do Programa Estadual de Artesanato, Marcel Vasconcelos.
Linhas de Crédito – Entre os programas de apoio dos artesãos está o ArtCredRJ, uma parceria inédita entre a Agência de Fomento Estadual (AgeRio) e a Setur-RJ, que disponibiliza financiamento para artesãos fluminenses com a Carteira Nacional do Artesão. Os créditos variam de R$ 300 a R$ 21 mil, com uma taxa de 0,25% ao mês, prazo de 24 meses e carência de 12 meses, podendo ser usados para aquisição de máquinas, equipamentos, reformas, reposição de estoque e capital de giro.
Segundo o ex-secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, o artesanato simboliza a economia, diversidade e identidade cultural dos municípios fluminenses.
“Quero reconhecer e enaltecer a importância do trabalho do nosso artesão rio-bonitense. Nosso trabalho foi fazer a política pública chegar a cada cidadão e assim, melhorar a vida, o trabalho e a economia local”, garante.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Natan Duarte