Rio Bonito foi uma das cidades beneficiadas com obras do Novo PAC, nas áreas de Educação, Ciência e Educação Básica e Infraestrutura Social Inclusiva. O município aderiu ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e Profissionalizante com benefícios para comunidade escolar. Nesta quarta-feira (16), o município recebeu uma visita técnica dos profissionais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), da Secretaria de Estado da Casa Civil, da Empresa de Obras e Serviços Públicos do Estado do Rio de Janeiro (EMOP) e da prefeitura, que visitaram um terreno no bairro Mangueira, local onde será construído o primeiro CÉU da Cultura da cidade.
O secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, que acompanhou a visita técnica, explicou que o município foi selecionado com o CEU da Cultura, que é um equipamento público de uso cultural, de pequeno a médio porte e caráter comunitário, composto por espaços associados à expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.
Equipamento Cultural – Os CEUs integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre União e municípios, estão sendo construídos 331 CEUs, com 179 unidades já inauguradas nas cinco regiões do país.
A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos.
“Os centros contam com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Os CEUs também contam com quadra de eventos coberta, playground, pista de caminhada”, explica o secretário de Cultura, Janderson Muniz.
Novo PAC – O município também foi beneficiado com recursos para construção de uma creches e escolas de educação infantil, uma escola de ensino fundamental e médio em tempo integral e aquisição de um veículo para o transporte escolar.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Natan Duarte